Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Tesouro da Catedral – Museu de Arte Sacra, da responsabilidade do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, e a Cáritas Paroquial de Santa Maria estão presentes, até ao dia 5 de janeiro, no Mercado de Natal, na Praça da República (Rossio), promovido anualmente pelo Município.

Com o tema “O símbolo do Natal/Presépios do Mundo”, este é o segundo ano que o Museu de Arte Sacra participa no Mercado e “dá a conhecer várias representações do presépio criadas pelos artesãos da região e nacionais, dando centralidade àquele que é o símbolo máximo do Natal”, explicou a responsável Fátima Eusébio.

Na casinha de madeira, “os visitantes podem encontrar presépios elaborados com várias técnicas e materiais diversificados, pautados pela criatividade, naquilo que é uma representação que vem desde a Idade Média”, acrescentou.

Pela primeira vez, participa, este ano, no Mercado de Natal, a Cáritas Paroquial de Santa Maria de Viseu. Uma decisão que, segundo a diretora técnica, Ana Paula Ribeiro, é justificada com a “divulgação da própria instituição, do serviço prestado nas várias valências e para angariar fundos, estando também, desta forma, mais próxima da comunidade”.

A Cáritas Paroquial dispõe de várias respostas sociais, nomeadamente, Centro de Acolhimento Temporário, refeitório e cantina social. A instituição é ainda a entidade coordenadora e mediadora da atribuição de bens alimentares e tem um programa de refugiados com o Alto Comissariado para as Migrações.

“Nesta época do ano, as pessoas estão mais receptivas a conhecer o nosso trabalho e a ajudar numa vertente solidária”, reforçou a responsável. Além dos trabalhos manuais, confeccionados pelos utentes, como ímanes, saquinhos e molas, artigos alusivos ao Natal, vendem ainda café, capuccinos, chocolate e doçaria tradicional da época, cujo valor reverte para as várias valências, “já que os pedidos de ajuda têm aumentado”.

O horário de funcionamento do mercado é das 11h00 às 20h00, de domingo a quinta-feira, e até às 23h00, às sextas-feiras e sábados.

CategoryDiocese, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: