Nesta época natalícia, em que a afluência aumenta na loja social da Cáritas Diocesana de Viseu, a instituição apela à doação de cobertores e lençóis, que neste momento começam a faltar com a chegada do inverno.
“O inverno está a começar e nós temos falta de cobertores e lençóis, que começam a ter muita procura. O que mais nos oferecem é roupa e calçado, por isso esse tipo de artigos vamos sempre tendo”, explicou Manuela Alberto, responsável pelo atendimento social da sede da Cáritas.
A procura pelos artigos da loja social tem sido muita, principalmente nestes meses de novembro e dezembro, essencialmente de famílias brasileiras e africanas. “As famílias imigrantes que nos procuram vêm de países quentes e normalmente não conseguem trazer este tipo de artigos. Estamos a falar de famílias de vários elementos que viajam com malas pequenas e só trazem praticamente a roupa. Depois tudo o que seja para rechear a casa onde vão morar normalmente vem aqui buscar”, referiu a responsável.
Também a doação de bens alimentares e artigos de higiene é sempre necessária, porque os pedidos de apoio têm vindo a aumentar, tendo duplicado em relação ao ano passado. Este ano, já saíram da loja social mais de cinco mil peças de roupa para crianças e só até outubro mais de 10 mil pessoas já foram ajudadas. Este aumento faz com que existam alturas “em que os donativos não são suficientes para a procura que há”.
A loja social funciona todos os dias, com marcação prévia no atendimento social da sede, e tem bens alimentares, artigos de higiene, roupa, calçado, brinquedos e utensílios para a casa.
Manuela Alberto apela à solidariedade de todos, em especial nesta quadra natalícia, principalmente às empresas que têm possibilidade de ajudar quem mais precisa. Os interessados em doar artigos (em bom estado de conservação) ou bens alimentares devem dirigir-se aos serviços centrais, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira, na Rua Herculano, 475, rés do chão, em Viseu, ou agendar através do número 232 420 340.