O Centro Sócio-Pastoral celebrou ontem, 18 de dezembro, a festa litúrgica em honra da sua padroeira, Nossa Senhora da Esperança.
A Eucaristia foi presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, concelebrada pelo Padre Miguel Abreu, diretor do Centro Sócio-Pastoral.
Durante a homilia, o Bispo sublinhou o pensamento bíblico centrado na figura de Maria, “que parte ao encontro da sua prima Isabel, manifestando-lhe a alegria de trazer no seu ventre o Salvador do mundo”. Refletindo na primeira leitura, D. António Luciano falou “da jovem que exultou de alegria no Senhor e encheu de júbilo a sua alma no seu Deus e se ornou das suas joias para ir ao encontro do seu esposo”. “Esta mulher simboliza Maria, cheia de disponibilidade que, com o dinamismo do seu sim, se tornou motivo para a mulher da nova aliança oferecer ao mundo o Salvador, amando e cuidando de todos, principalmente dos pobres”, disse.
A partir da segunda leitura, de São Paulo, o Pastor diocesano convidou todos os presentes a interiorizar o mistério de Cristo: “bem-dito seja Deus, Pai de Nosso Senhor, que do alto do céu nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. Como filhos de Deus, participamos da sua graça através de Jesus Cristo que nos foi dado por Maria, a Senhora da Esperança”, referiu.
A missão do Centro Sócio-Pastoral, que se centra no cuidado dos idosos e doentes, foi também enaltecida por D. António Luciano que deixou um apelo a todos, particularmente à direção e aos funcionários, para “cuidarem bem dos sacerdotes que ali vivem e de todos aqueles que sentem naquela casa a sua família”.
O Prelado realçou ainda a importância do Natal cristão, do espírito de família e sublinhou que “o amor, a fé e a esperança são o melhor presente de Natal que podemos dar e receber”.
Desejou a todos um feliz Natal, na esperança e na alegria, com votos de um ano santo jubilar, repleto de paz, de justiça e de amor para todos e para as suas famílias.
O dia de festa terminou com um almoço-convívio natalício, que ficou marcado pela partilha, alegria e entusiasmo de todos os utentes e colaboradores da instituição.