Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A convite da Delegação Regional do Centro – Saúde em Português, que detém o projeto Saúde Sem Teto, o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, participou na ceia de Natal com os voluntários e utentes apoiados.

O encontro natalício, que teve lugar nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, no dia 18 deste mês, é uma tradição que já dura há nove anos e reúne os responsáveis e beneficiários do projeto que “são como uma família”.

O Saúde Sem Teto é um projeto de beneficência, que presta cuidados de saúde gratuitos a pessoas vulneráveis e economicamente desfavorecidas da cidade de Viseu. “Além da prestação de cuidados, físicos e mentais, com acompanhamento psicológico, consultas médicas e distribuição de medicamentos, acabamos por criar laços familiares com estas pessoas”, realçou Joana Andrade, médica e coordenadora do projeto.

D. António Luciano manifestou a sua alegria e contentamento por partilhar a refeição de Natal com os irmãos mais necessitados e agradeceu ao grupo de voluntários, composto por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, “que dão parte da sua vida para cuidar e alegrar aqueles que mais precisam”. “Atitudes como esta devem ser um incentivo para ajudar aqueles que, com estes gestos, vivem um Natal diferente. Foi para isto que Jesus nasceu e veio ao mundo”, enalteceu.

Joana Andrade explicou ainda que para os utentes esta ceia de Natal ajuda-os a desfrutar desta época em família já que são “pessoa sós, que têm pouco suporte emocional e familiar”. “Aproveitamos este encontro para estreitar os laços com aqueles que estão connosco o ano todo. Somos uma pequena família e fazemos questão de estar juntos naqueles que são os momentos importantes, que vão muito além dos cuidados de saúde gratuitos e de qualidade que prestamos”, acrescentou.

O projeto apoia 18 pessoas e desde 2016, ano que se implementou na cidade de Viseu, já beneficiou mais de 30.

CategoryBispo, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: