Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Sé de Viseu recebeu, na passada sexta-feira, dia 20, à noite, a cerimónia da partilha da Luz da Paz de Belém, presidida pelo Bispo da Diocese, que a entregou aos agrupamentos de escuteiros para estes a levarem às suas paróquias e comunidades cristãs.

Foram cerca de 500 os escuteiros e guias dos agrupamentos que estiveram presentes na cerimónia religiosa e que assumiram esta nobre tarefa de manter acesa a chama da paz e de a transportar como símbolo de alegria e de união, fazendo jus ao tema deste ano ‘Luz da Paz de Belém, navegamos por rotas de alegria e paz´.

Durante a homilia, o Bispo de Viseu pediu aos escuteiros que façam chegar a luz “aos corações de muitos jovens e adultos, aos agrupamentos, às famílias, às paróquias e a todos aqueles que encontrarem na vida para que aconteça o verdadeiro Natal de Jesus”.

D. António Luciano pediu, ainda, que “o nascimento do Salvador do mundo conceda à Junta Regional de Viseu do Corpo Nacional de Escutas, aos agrupamentos, chefes e assistentes espirituais a verdadeira luz de Cristo, que os vai ajudar a transformar a Igreja e a sociedade num ambiente com mais luz e paz”.

“Sejam semeadores da esperança e vivam os valores do Natal”, apelou o Bispo, convidando-os para estarem presentes na celebração diocesana do Jubileu da Esperança, no dia 29 de dezembro, às 15h30.

Esta celebração foi para a Junta Regional de Viseu “um momento de partilha e união entre os vários agrupamentos da região”. “Ficámos satisfeitos pela grande adesão que existiu, o que demonstra que conseguimos ser unidos, pois juntos somos mais fortes”, realçou Paulo Esteves, responsável pela equipa regional.

A iniciativa da ‘Luz da Paz de Belém’ começou em 1986, pela ‘Austrian Broadcasting Company’, como parte de uma atividade de caridade para crianças em dificuldades na Áustria e em países vizinhos.

Desde 1989, esta cerimónia da ‘Luz da Paz de Belém’ tem sido realizada em cooperação entre escuteiros e guias de inúmeros países, o que permite que a Luz da Paz de Belém seja partilhada pela Europa e fora dela, ganhando um âmbito mundial.

Todos os anos uma criança austríaca recolhe a luz na Gruta da Basílica da Natividade, em Belém. Depois, a partir de uma celebração ecuménica, realizada na Áustria, é distribuída pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: