Hoje, ao final da manhã, o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, recebeu, na Casa Episcopal, os jovens que estão a frequentar o encontro do Pré-Seminário, intitulado “Vem caminhar sob o sinal da Esperança”, assim como os padres responsáveis, João Zuzarte e António Jorge.
D. António Luciano teve a oportunidade de partilhar o seu testemunho vocacional com Tiago Proença, natural de Viseu, Rodrigo Clemente, de Penalva do Castelo, e Simão Silva, de Campo de Besteiros (Tondela). Além de querer saber o que os jovens esperam deste encontro e as suas motivações, o Bispo falou da sua “procura constante para fazer a vontade de Deus” e de como fez o seu discernimento para a vocação sacerdotal.
“O Pré-Seminário é um tempo de procura, de escuta, de discernimento e de oração e estes encontros são muito importantes e abertos a todos os jovens que se questionem sobre o futuro da sua vida, permitindo descobrir os caminhos a que Deus nos chama para podermos realizar a nossa vocação”, realçou o Bispo.
D. António Luciano deseja que, em cada arciprestado, exista pelo menos um grupo de jovens que queira frequentar o Pré-Seminário, depositando uma grande esperança neste ano de 2025, na expetativa de que esta instituição continue a dar bons frutos ao envolver os jovens com espírito cristão e, ao mesmo tempo, humanista.
O encontro iniciou-se ontem, dia 2 de janeiro, e termina amanhã. Durante estes dias, os três jovens participam em vários momentos de oração e reflexão, assistem a testemunhos vocacionais, interagem com os seminaristas da Diocese e fazem o seu discernimento vocacional. O programa inclui ainda momentos lúdicos.