Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Bispo, D. António Luciano, presidiu, hoje de manhã, 9 de janeiro, à celebração da Eucaristia do aniversário do Comando Distrital de Viseu da PSP, que festejou 148 anos.

A celebração realizou-se na Catedral, concelebrada pelo Padre Luís Leal, capelão nacional da PSP, pelo Padre Agostinho Pereira, capelão deste Comando, e pelo Cónego Matos, pároco de Santa Maria.

Durante a homilia, D. António Luciano felicitou a PSP por mais um aniversário, alargando os cumprimentos ao comandante distrital, ao seu adjunto, a todos os oficiais, agentes e civis que trabalham na instituição.

Na celebração, que foi abrilhantada pelo Grupo Coral Lopes Morago, o Bispo enalteceu a missão da instituição pelo seu serviço público de vigilância, prevenção e cuidado das pessoas e dos bens. “A polícia merece o nosso carinho, estima e apreço pela nobreza da sua missão, das suas ações e serviços que presta no meio de tantas situações de risco. Estes homens e mulheres têm como grande desafio o serviço pautado pela ordem, promoção do bem das famílias e resolução de conflitos, onde se impõe pacificar a sociedade e exercer a justiça para o bem da pátria”, referiu o Bispo.

À luz da palavra de Deus, D. António Luciano recordou que o tempo litúrgico do Natal, entre a Epifania e o Batismo de Jesus, “é onde podemos encontrar luz e esperança para o nosso agir”, transpondo essas palavras para o serviço da missão que a PSP exerce na sociedade.

“À semelhança dos Reis Magos, também eu vos convido a voltar ao vosso serviço e à vossa família por outro caminho, o que significa levar aos outros o desejo de um bem maior, expresso no cumprimento e defesa dos direitos e deveres de todos os cidadãos”, destacou.

Em jeito de conclusão, o Bispo recordou que esta celebração decorreu no Ano Jubilar, convidando todos os presentes a alcançar o perdão e a misericórdia que nos vem pelo dom da Indulgência Plenária, aplicada pelos agentes da PSP no ativo, mas também aos já falecidos.

A celebração da Eucaristia, embora associada por muitos à memória dos polícias falecidos, “é uma missa de apoio àqueles que estão no ativo e que podem fazer a diferença pela segurança do cidadão”, realçou o comandante Nuno Dinis.

O responsável destacou ainda a longevidade da PSP, que está há mais de um século ao serviço da comunidade, sendo a força mais antiga junto do cidadão, nos centros urbanos, sendo que em Viseu está perto de completar os 150 anos, o que diz ser “um motivo de orgulho”.

Terminada a Eucaristia, teve lugar a sessão solene, no salão do Comando de Viseu, onde o Bispo também marcou presença em conjunto com as restantes autoridades e civis convidados.

CategoryBispo, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: