A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Cerca de 130 agentes pastorais e membros da comunidade participaram na formação intitulada ‘Violência sexual no contexto da Igreja Católica em Portugal’, que decorreu no passado sábado, 15 de fevereiro, promovida pela Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis e pelo Grupo VITA.

A sessão realizou-se no auditório do Seminário Maior de Viseu e foi orientada pelos especialistas Ricardo Barroso e Joana Alexandre (do Grupo VITA), que se têm dedicado nos últimos anos à temática dos abusos sexuais na Igreja, nas áreas da prevenção, acompanhamento das situações, investigação e formação dos agentes pastorais.

Cátia Almeida, coordenadora da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, deu início aos trabalhos com a apresentação do grupo de trabalho da Diocese de Viseu e referiu a importância desta formação no contexto da prevenção. “A Igreja decidiu olhar de frente para este flagelo, para esta temática tão difícil dos abusos sexuais, levantar o véu e enfrentar o problema de frente”, enalteceu, sublinhando a evolução que tem vindo a ser feita nesta área. A coordenadora referiu-se ainda ao trabalho que está a ser realizado atualmente como uma “torre de vigia”, que “observa atentamente, que deteta, que acolhe, que orienta e que acompanha”. “A Igreja neste campo está a trilhar um caminho que outras instituições deviam seguir também”, defendeu.

Os oradores Ricardo Barroso e Joana Alexandre apresentaram o Grupo VITA e a sua missão, após a sua criação em 2023; mencionaram as estatísticas em torno do abuso sexual, no contexto internacional e nacional; abordaram o perfil dos agressores e o perfil das vítimas; exemplificaram os sinais de alarme de situações potencialmente problemáticas; referiram as estratégias preventivas que devem ser divulgadas em todos os ambientes da Igreja onde haja relação com crianças e adolescentes (as quais se encontram nos recursos do site do Grupo VITA), esclareceram as dúvidas dos participantes e fizeram uma reflexão sobre os canais de generalização destas formações que, se espera, terão continuidade.

O Bispo de Viseu, que também esteve presente na sessão, destacou a importância do trabalho feito pela Comissão Diocesana, tanto dos membros anteriores como dos que estão agora ao serviço.

D. António Luciano enalteceu a importância de se trabalhar este “tema que fere as vítimas, a Igreja e a Humanidade”. “Mesmo quando as feridas são curadas ficam as cicatrizes e a dor permanece na vida da Igreja e das comunidades. É uma dor que nós queremos suavizar e por isso têm sido criadas respostas, a nível mundial e nacional, nomeadamente através das Comissões Diocesanas, da Comissão Nacional e do Grupo VITA”, destacou, enaltecendo a importância do trabalho conjunto como “promotor de prevenção, para que a Igreja seja um lugar seguro e acolhedor para todos”.

Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis existe há 5 anos

A Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis existe desde 2020, em resposta ao apelo do Papa Francisco, que pediu às dioceses para criarem organismos responsáveis com canais de denúncia e de acompanhamento das vítimas de abusos sexuais no seio da Igreja. O apelo foi lançado em 2019 e, um ano depois, a Diocese de Viseu criou a primeira comissão. No ano passado, foi nomeada uma nova comissão, para um período de três anos, composta pelos seguintes elementos: Cátia Almeida, médica pedopsiquiatra; Patrícia Barroso, juiz de direito; João Abrantes, advogado; José Chaves, chefe coordenador da PSP; Ana Sofia Caetano, médica psiquiatra; e Olivério Ribeiro, professor da Escola Superior de Saúde.

Esta comissão tem como missão “acolher, acompanhar, encaminhar e prevenir”. Nesse sentido, além de receber as denúncias de abusos sexuais e acompanhar as vítimas, tem desenvolvido um trabalho de formação em equipa, constituição de documentos, organização de procedimentos, de divulgação junto das populações e de apoio à formação externa. Pode ser contactada através do e-mail viseu@comissaodiocesana.pt.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: