A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Diocese de Viseu juntou-se na Catedral, ontem, ao final da tarde, dia 18 de fevereiro, para celebrar o seu padroeiro São Teotónio, também patrono da cidade de Viseu.

A missa solene foi presidida pelo Bispo, D. António Luciano, e solenizada pelo Coro e Orquestra de São Teotónio, tendo estado presentes sacerdotes, diáconos, consagrados, leigos e também a Irmandade de Santa Cruz e Passos.

A celebração evocou a memória litúrgica do primeiro santo português, “simples e humilde, atento aos mais frágeis”.

Na homilia, o Bispo começou por recordar o seu percurso como Prior da Sé de Viseu, tendo recusado vários cargos de maior visibilidade, nomeadamente o episcopado. “São Teotónio peregrinou à Terra Santa e ao regressar foi para Coimbra. Lá foi um reformador da Regra dos Cónegos Regrantes e fundou a Ordem dos Cónegos Regrantes da Santa Cruz, tornando-se o seu primeiro Prior. Ficou na história como um grande reformador da vida religiosa no reino nascente de Portugal, sabendo-se que foi conselheiro do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Foi um homem que santificou junto dos irmãos no mosteiro, na corte e junto do seu povo. Soube falar aos outros como amigo de Deus, comunicando com alegria e entusiasmo as verdades divinas, procurando em tudo imitar o Bom Pastor”, disse.

À semelhança “da escola de São Teotónio”, o Bispo pediu que “todos aprendamos a valorizar a vida humana com respeito e dignidade, principalmente junto dos pobres, dos doentes e dos mais vulneráveis, nos hospitais, nos lares ou em suas casas; a rezar e a escutar a Palavra de Deus, de modo a saborear como Deus é bom, através do estudo, da liturgia e da vida comunitária; a viver com humildade e simplicidade a vocação cristã; seguir Jesus Cristo crucificado, que morreu na Cruz pela verdade; a pôr em prática as Bem-Aventuranças; a servir os irmãos cumprindo as obras de misericórdia; e a viver a vocação batismal como leigos, jovens e adultos, diáconos, sacerdotes e bispos”.

D. António Luciano destacou ainda os quatro pilares da vida de São Teotónio: a escuta da Palavra de Deus no silêncio do mosteiro; a oração da Igreja como alimento espiritual; a vivência dos Conselhos Evangélicos; e o testemunho da vida fraterna e comunitária. “São Teotónio, insigne membro do presbitério de Viseu, deixou-nos o seu grande exemplo de amor, de comunhão, de unidade e de fidelidade”, disse, acrescentando que ele “soube ser um glorioso mensageiro das verdades divinas, do caminho da fé, do amor e da esperança, que não engana, tornando-se um exemplo grande para todos”.

Durante a Eucaristia, os diáconos renovaram as promessas diaconais perante o Bispo e a assembleia presente, reforçando a sua vontade em continuar a servir a Deus e ao próximo.

No sábado, dia 22 de fevereiro, as festividades de São Teotónio continuam com um concerto na Igreja do Seminário Maior de Viseu, às 21h00, com as atuações do Coro Diocesano de São Teotónio e da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: