A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Depois de se festejar o Carnaval, uma folia que é vivida por miúdos e graúdos, estamos prestes a entrar na Liturgia Quaresmal de coração contrito e humilhado.

A Quaresma é um período do calendário cristão que antecede a Páscoa, considerado um tempo de reflexão, de penitência, de jejum, de oração e conversão. São 40 dias (sem contar os domingos) e começa na Quarta-feira de Cinzas, logo após o Carnaval, e termina com o Tríduo Pascal.

A Quaresma evoca também os 40 dias que Jesus passou no deserto, conforme relata os Evangelhos, lugar onde Ele viveu em oração, jejum e penitência, preparando-se para dar início à sua missão de anunciar o Reino de Deus.

Os 40 dias, durante os quais Jesus enfrentou as tentações no deserto, são uma síntese de tudo aquilo que enfraquece a natureza humana e a torna pecadora e débil.

Como tempo de preparação espiritual para a Páscoa, deve centrar-se na escuta da Palavra de Deus, na formação cristã e na celebração dos sacramentos, com o objetivo de nos aproximar mais de Deus, refletir sobre os mistérios divinos, renovar a fé cristã e buscar pelo arrependimento o remédio para os nossos erros e pecados.

Todo o povo de Deus e pessoas de boa vontade são chamadas a fazer este caminho de renovação espiritual, importante para os pastores e os fiéis, que desejam chegar à Páscoa com o coração renovado e animado pela esperança.

Convido os sacerdotes, religiosos e diáconos da Diocese de Viseu a iniciar o tempo santo da Quaresma com a Recoleção Espiritual, na próxima Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março, no Seminário Maior de Viseu, às 9h30.

Convido ainda todos os cristãos que vão iniciar a Quaresma a caminhar, em comunhão de oração e sacrifícios, pelas melhoras do Papa Francisco. Com a escuta da Palavra de Deus e a oração da Via-Sacra aprendamos a fazer a Peregrinação de Esperança a caminho da Páscoa. Desejo a todos que esta caminhada seja feita com oração, jejum, abstinência e penitência, como nos recomenda a Doutrina da Igreja.

Intensifiquemos as nossas preces pela paz, pelos nossos sacerdotes e por todo o Povo de Deus, que vai iniciar o tempo favorável da salvação.

Em caminho Sinodal vivamos todos juntos a Quaresma como uma oportunidade única para chegarmos ao Tríduo Pascal, coração da Liturgia da Igreja e celebrarmos a Páscoa do Senhor na alegria e na vida nova do Ressuscitado.

Quaresma é um caminho de esperança para a Páscoa

União com Cristo crucificado, morto e ressuscitado na Igreja

Amor renovado pela vida nova em Cristo, tornando-nos seus discípulos

Reconciliação com Deus, connosco e com os irmãos

Esperança da vida nova em Cristo Ressuscitado, fonte de graça

Serviço ao anúncio do Evangelho e da paz

Manifestação do amor e da misericórdia de Deus para com todos

Anúncio da vida nova em Cristo Ressuscitado, a nossa Esperança

+António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: