A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Pastoral do Ensino Superior (PES), da Diocese de Viseu, promoveu, ontem, dia 20 de março, uma palestra sobre a “Tecnologia por trás do mega evento”, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizou em Lisboa, no ano de 2023, e foi um sucesso a nível nacional e internacional.

Esta iniciativa teve como orador convidado, Samuel Faria, responsável pela Tecnologia da Informação (IT), que desempenhou um papel fundamental na JMJ, assegurando a área tecnológica de um evento que reuniu um milhão e meio de jovens.

Durante a sua apresentação, o responsável destacou o processo que envolveu a JMJ; o planeamento feito para que fosse dada resposta a tantos participantes; a importância de consultarem relatórios de organizações de jornadas anteriores com os aspetos mais e menos positivos; e disse que apesar do calor sentido naqueles dias, “que tinha tudo para correr mal”, o desfecho foi muito bom, realçando que essa foi a prova de que Deus estava também a auxiliar a organização do evento, para que tivesse um final feliz.

No seu discurso de abertura, o Frei José Carlos, responsável pela PES, reiterou a vontade de que estes “encontros não fiquem por aqui”, com o objetivo de se “manter viva a chama da JMJ. “Começámos pela organização da JMJ, pelo evento em si, mas não podemos ficar apenas no princípio. Seria muito bom que pudéssemos continuar a olhar para o que foi a JMJ, para a sua mensagem e para os desafios que nos foram lançados”, apelou.

Um sonho que diz vir na sequência do apelo feito pelo Papa Francisco durante a realização deste grande evento. “O Papa deixou-nos palavras fortes e desafios exigentes. Porque não agarrarmos esses discursos e refletimos sobre o que eles nos pedem hoje? E mais ainda, porque não olharmos para os desafios que nos deixaram aqueles um milhão e meio de jovens que estiveram connosco?”, interrogou, apelando a que “todos continuem este caminho e a responder, com coragem e fé, aos desafios que foram lançados”.

Além do agradecimento a todos os presentes, o Frei José Carlos felicitou ainda aos elementos PES, “equipa generosa e empenhada”, que pela sua “dedicação incansável” permite tornar possíveis momentos como este.

Na sessão recordou ainda que, ao longo dos últimos anos, a PES procurou alargar a sua ação, não se limitando apenas à bênção das pastas, mas introduzindo também a bênção do caloiro, as orações de Taizé, os grupos de preparação para o Crisma, e a Lectio Divina, com momentos de leitura orante da Palavra de Deus, sendo que a próxima será já no dia 25 de março.

A iniciativa contou ainda com um momento musical, protagonizado pela Sandra e pelo Marco, tendo também estado presente o Bispo de Viseu, D. António Luciano, que felicitou a organização e reiterou a importância de se manter viva a JMJ no coração de todos.

CategoryBispo, Diocese, Pastoral, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: