A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

No passado fim de semana, dias 22 e 23 de março, os seminaristas da Diocese de Viseu, que estão a frequentar o Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, rumaram até às paróquias de Bodiosa e Couto de Cima, em Viseu, onde, junto do Padre José Caldeira, deram o seu testemunho vocacional.

Os cinco seminaristas: Luís Fernandes, de São Joaninho (Santa Comba Dão), Joel Loureiro de Espinho (Mangualde), Damião Muanda, oriundo de Cabinda e residente em Reriz (Castro Daire), Francisco Ferreira, de Mangualde, e Tiago Rio, de Lustosa (Ribafeita, Viseu), acompanhados pelo Padre António Jorge, reitor do Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, participaram na catequese da paróquia de Bodiosa, onde desenvolveram um momento de reflexão e testemunho por idades, e integraram as celebrações da Eucaristia vespertinas e dominicais.

“Foi uma oportunidade de os fiéis daquelas comunidades conhecerem os nossos seminaristas e também estes, por sua vez, saberem mais sobre aquelas comunidades concretas onde se vive e celebra a fé. Ainda sobrou tempo para jantarmos, em Mangualde, junto dos jovens que se preparam para o Jubileu, que será em Roma. Terminámos esta experiência no almoço de confraternização, em clima familiar do seminarista de Lustosa. Agradecemos a todos aqueles que nos acolheram e rezaram connosco, fazendo crescer o entusiasmo pela resposta ao chamamento a ser padre”, realçou o reitor.

Segundo o responsável, “estes fins de semana vocacionais, que são promovidos trimestralmente, sabem sempre a pouco, uma vez que a distância geográfica que separa a comunidade do Seminário Interdiocesano e as comunidades da Diocese de Viseu é grande”.

Contudo, é uma realidade que é promovida com vista “à aproximação das comunidades que já não contactam a comunidade formativa para o presbiterado há muito tempo e que os próprios seminaristas precisam de ir conhecendo, gradualmente, à medida que se aproxima o fim da formação inicial própria do Seminário”.

Um trabalho que é feito sempre em sintonia com os párocos, procurando-se ir ao encontro das assembleias litúrgicas, onde é propícia a oração pelas vocações sacerdotais e o testemunho vocacional dos seminaristas.

O reitor destacou, ainda, a presença dos seminaristas nos encontros de catequese, onde estes têm a oportunidade de “jogar” às vocações, através da apresentação de algum tema e do testemunho pessoal.

O convívio, durante estes dias, também é muito importante, já que nestas ocasiões se tecem relações necessárias a quem, um dia, poderá vir a interagir na pastoral. “Estes momentos têm sabido a pouco, mas tem-se procurado que sejam de qualidade. Agradecemos este fator, sobretudo, aos párocos e aos seus paroquianos pelo bom e alegre acolhimento que temos tido”, acrescenta o Padre António Jorge.

O próximo fim de semana vocacional será no Arciprestado de Lafões, nos dias 9, 10 e 11 de maio.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: