
O Arciprestado de Besteiros, composto pelos concelhos de Tondela, Santa Comba Dão e Carregal do Sal, cumpriu ontem, 30 de março, quarto domingo da Quaresma, a sua peregrinação jubilar à Catedral, inserida no Ano Santo.
Unidos pela fé e movidos pela esperança, os peregrinos fizeram a sua caminhada desde o exterior do Seminário Maior de Viseu em direção à Catedral, acompanhados pela Banda Filarmónica de Santa Comba Dão, que solenizou o momento e deu vida ao Hino do Jubileu.
Na Sé, que esteve repleta, foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, com “muita alegria e esperança”, neste “domingo da alegria”, que simboliza o momento em que os fiéis são convidados a renovar a esperança durante a Quaresma.
D. António Luciano destacou o caminho que a Diocese de Viseu tem feito neste ano jubilar, visível nas peregrinações que unem os paroquianos, num sinal de “esperança e de fé”.
“Somos a Igreja peregrina de Esperança chamada a viver na comunhão, na participação e na missão”, enalteceu perante a assembleia presente composta por sacerdotes, diáconos, irmandades, acólitos, religiosos, consagrados, movimentos, obras apostólicas, escuteiros e leigos.
O Bispo pediu a todos que se empenhem nesta jornada de fé, tanto no Jubileu como na caminhada para a Páscoa, com “espírito de verdadeira conversão interior e mudança de vida” para alcançarem “a virtude espiritual perfeita”.
“Ser peregrino é muito mais do que percorrer um caminho até à nossa Catedral e atravessar as ruas da nossa cidade, é sentirmo-nos acompanhados por Jesus e deixar-nos tocar e envolver pela sua presença e companhia”, realçou o Bispo.
Na homilia, o Prelado pediu ainda que todos se empenhem na renovação pastoral das paróquias e da Igreja diocesana, rezando pelo aumento das vocações, sendo “semeadores da esperança, arautos de alegria, instrumentos de paz e construtores de concórdia nas famílias, na Diocese e em todos os povos do mundo”.
O Padre Virgílio Rodrigues, arcipreste de Besteiros, destacou esta peregrinação como “um evento que aglutinou o arciprestado, com forte expressão nos organismos e instituições paroquiais. Foi um encontro de pessoas com o seu Bispo e sacerdotes, numa experiência forte de fé e na sua expressão visível.”
Estas peregrinações, que são uma prática tradicional por ocasião do Jubileu, simbolizam a jornada espiritual dos fiéis em busca de perdão e renovação da fé e visam alcançar o dom da Indulgência, “uma graça jubilar que nos permite descobrir como é ilimitada a misericórdia de Deus”.
Galeria de fotografias disponível no Facebook da Diocese.