
O Tesouro da Catedral – Museu de Arte Sacra, da responsabilidade do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, vai inaugurar no próximo domingo, 13 de abril, às 19h30, uma nova exposição, intitulada ‘Meu Cristo’.
Esta exposição reúne 66 esculturas de Cristo, da autoria do escultor Paulo Neves, num confronto de materiais entre a madeira e o bronze.
De acordo com Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento dos Bens Culturais e responsável pelo Museu, “esta exposição é um convite à contemplação da imagem do Crucificado, num esquema aparentemente repetitivo, mas sempre com diferenciações formais, que nos propõem uma caminhada entre a morte e a ressurreição e nos motivam o questionar do posicionamento de cada um de nós, face ao outro, e das opções que a humanidade assume no contexto atual. Cada atrocidade cometida para com o outro, em contexto de guerra e violência, é a crucificação que se repete”.
“A leveza e a suavidade da madeira contrastam com a força e a imponência do bronze. Os rostos dourados de algumas peças posicionam-nos perante a beleza da vida, que se faz luz para os outros”, descreve Fátima Eusébio, apelando a todos que “apareçam para um fim de tarde de domingo diferente no Museu da Catedral”.