O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, presidiu à Eucaristia de sufrágio pelo Papa Francisco, na Catedral, ao final da tarde de 26 de abril, dia em que o Papa foi a sepultar.
À semelhança da Eucaristia celebrada na quarta-feira, também esta foi de memória e homenagem, tendo sido recordado o pontificado do Santo Padre.
Na sua homilia, D. António Luciano disse que esta “oitava da Páscoa ficará marcada pela morte do Papa Francisco”, tendo recordado a imagem do Santo Padre na varanda da Basílica de São Pedro, desejando a todos votos de Santas Festas de Páscoa da Ressurreição, dando a Bênção “Urbi et Orbe”.
“Agora, já na Casa do Pai, lembramos o Papa Francisco como o Pastor da ‘Alegria do Evangelho’, da misericórdia, da santidade, do serviço, da sinodalidade e da participação na vida da Igreja, do amor de Coração de Jesus, da oração pela paz e da luta contra a indiferença”, destacou.
D. António Luciano relembrou, ainda, os vários pedidos do Santo Padre com apelos ao fim da guerra em Gaza, na Ucrânia e em todos os países no mundo. Também o seu papel como “promotor do Jubileu de Esperança, da renovação da Igreja, o amor pelos jovens, pelas crianças, pelas famílias, pelos doentes, pelos pobres, pelos migrantes e refugiados” foi enaltecido, sendo apelidado do “Papa da Fraternidade e da Solidariedade, com uma palavra para Todos! Todos! Todos!”
Galeria de fotos disponível na página do Facebook da Diocese de Viseu.