Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Catedral de Viseu acolheu a celebração da Eucaristia do Domingo do Bom Pastor, no Dia Mundial da Oração pelas Vocações, 11 de maio, em ação de graças pela eleição do novo Papa Leão XIV.

A Eucaristia foi presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, que enalteceu a importância desta data, defendendo que “o bom pastor procura as suas ovelhas, ama o seu rebanho, conhece-as pelo nome e vigia cada uma, para que o inimigo não lhes faça mal”.

Citando o Evangelho de São João, o Bispo realçou que “Jesus é apresentado como o Bom Pastor, que é escutado pelas ovelhas, que o conhecem bem” e que Ele “confia esta missão a todos aqueles que foram chamados em Seu nome a apascentar o rebanho, nas tarefas da Igreja, da família, da escola e da sociedade”, destacando que agora a Igreja tem um novo pastor universal, o Papa Leão XIV.

“Com alegria e coragem, o seu nome foi pronunciado carregado de simbologia. Os primeiros sinais do novo Papa falam de um religioso, um sacerdote, um missionário que viveu no Peru, onde também foi Bispo. Um teólogo, um pastor, uma pessoa simples, humilde, sábia e prudente. Ele disse-nos que é preciso construir pontes e a paz e praticar a justiça”, sublinhou, destacando a grande bagagem que traz, que o vai ajudar na sua missão agora como Papa.

D. António Luciano realçou, ainda, que “a Igreja necessita de servidores e seguidores de Cristo apaixonados pelo cuidado da pessoa humana e dedicados de todo o coração ao serviço da evangelização e da pastoral, deixando-se impregnar pelo cheiro das ovelhas”.

“Neste domingo do Bom Pastor somos convidados a olhar para a Igreja como o rebanho do Senhor e a ver na vocação e missão do Papa Leão XIV, a dos bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, consagrados, leigos e a de todos aqueles que são chamados a servir à imagem do Bom Pastor”, adiantando que são necessários “padres bons, santos, próximos das pessoas, com amor à Igreja, dialogantes, homens de relações, simples, humildes, que conheçam verdadeiramente o rebanho e cuidem dele com alegria e esperança”.

“Rezemos pelo Papa Leão XIV e pelo seu ministério de Pastor da Igreja Universal, para que Cristo Bom Pastor o cumule de todas as bênçãos e graças espirituais”, concluiu o Bispo.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: