Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Neste tempo marcado pelo fim do ano escolar e das festas de catequese, da celebração do Sacramento do Crisma, e do tempo de avaliação e exames nas escolas, convido-vos a todos os que frequentam a catequese nas nossas paróquias, escolas e colégios a escutar a voz de Jesus, que pela ação do Espírito Santo, os chama de amigos carinhosamente.

“Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando”. Convido-vos a todos os adolescentes e os jovens a centrar a vossa vida cristã em Cristo e a deixar-se conduzir pelo Espírito Santo. A vida dos cristãos deve ter como alicerce a prática do Mandamento Novo do Amor, das Bem-Aventuranças e das Obras de Misericórdia a todas as criaturas. O amor de Deus derramado nos nossos corações, convida-nos a caminhar guiados pela luz e pelo amor que nos vêm através do Divino Espírito Santo.

“Deus é Luz: caminhemos na Luz”. Deixemos as obras das trevas e as raízes do mal e deixemos brilhar a luz de Deus nas nossas vidas. São João no Prólogo do seu Evangelho apresenta Jesus como o “Verbo fonte de Vida” e ao iniciar a sua primeira Carta afirma: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplámos e as nossas mãos Tocaram acerca do Verbo da vida. – Porque a vida manifestou-se, nos vimo-la, damos testemunho dela e vos anunciamos esta vida eterna que estava no Pai e que nos foi manifestada – o que vimos e ouvimos, isto vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão connosco. Quanto à nossa comunhão, ela é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo. Escrevo-vos estas coisas para que a vossa alegria seja completa” (1 Jo 1,1-5). O Espírito Santo enche de alegria e paz a nossa vida cristã

Este texto serve-me de exemplo para me dirigir a todos aqueles e aquelas, que nas nossas paróquias estão a terminar o ano de catequese com sucesso, que estão a viver as festas da catequese, aos jovens que já celebraram ou vão celebrar durante este tempo o Sacramento do Crisma, os que já terminaram as aulas, também as de Educação Moral Religiosa e Católica (EMRC), e que estão em exames,  para depois de tudo isto fazerem a sua matrícula e a inscrição na catequese, convictos do maior bem e dos valores que irão vivenciar em grupo.

Temos de programar as férias com tempos de descanso, lazer, passeio e serviços de voluntariado na comunidade, de modo a regressar a um novo ano pastoral e escolar com novas energias, capazes de trazer às paróquias, à catequese e às aulas de EMRC os desafios do caminho sinodal juntos que irão renovar as atividades eclesiais e académicas.

O caminho sinodal que a Igreja está a fazer, ensina-nos a aprender a fazer juntos, muitas coisas boas, que hão de renovar a nossa vida e transformar a nossa sociedade num mundo mais justo, mais fraterno, mais solidário e mais pacífico.

Diz São João na sua primeira Carta: “Escrevo-vos jovens porque vencestes o maligno. Escrevo-vos, filhinhos, porque conhecestes o Pai. Escrevo-vos, pais, porque conhecestes Aquele que é desde o princípio. Escrevo-vos, jovens, porque sois fortes, porque a palavra de Deus permanece em vós, e porque vencestes o maligno” (1 Jo 2, 13-15). Hoje devemos vencer as dificuldades fazendo o bem e criando estruturas de voluntariado que realizem os jovens numa missão de participação comum.

“Deus é Amor: Caminhemos no Amor”. São João define Deus como “Amor” e fala-nos do Deus Amor como fonte e raiz da nossa existência, o fundamento da nossa fé marcada pelo dinamismo da esperança no Senhor, que nos chamou, que nos ensinou e que caminha connosco em todas as dimensões da nossa vida.

A Igreja, os pastores, os catequistas temos diante de nós um grande desafio pastoral, o de chamar os jovens cristãos a participar na vida da Igreja através de movimentos juvenis e de grupos eclesiais, que respondam aos seus anseios e necessidades pessoais. Os responsáveis da Igreja temos que saber sonhar, escutar e inovar para propor aos jovens coisa novas depois da celebração do Sacramento do Crisma.

Deus é a Verdade: Deixemo-nos conduzir pelo Espírito Santo, que liberta e sejamos semeadores de esperança.

Convido de modo especial os jovens e adultos que neste tempo de verão vão receber o Sacramento do Crisma, para que o façam de modo consciente e com um verdadeiro Espírito de conversão, para que as suas vidas se renovem e se encham dos dons do Espírito Santo para serem instrumentos de renovação da Igreja e transformação da sociedade.

Espírito Santo guiai-me, iluminai-me, curai-me, libertai-me de todos os meus medos e receios e dai-me a alegria, a força, a paz, a bondade, o perdão, verdadeiros frutos do Espírito Santo, capazes de transformar a minha vida espiritual e dar sentido a minha existência.

 

António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: