Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Bispo, D. António Luciano, presidiu à celebração da Eucaristia em honra de São Mateus, Apóstolo e Evangelista, no Dia do Município de Viseu, no passado domingo, dia 21 de setembro, na Igreja Paroquial de São José, seguida de procissão solene pelo recinto da Feira de São Mateus.

Na homilia, o Bispo começou por cumprimentar o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, o Executivo Municipal, o presidente da Assembleia Municipal, Mota Faria, demais autoridades presentes, civis, militares e religiosas, assim como os responsáveis pelas associações do concelho e o povo de Deus.

Citando a Carta de Paulo a Timóteo, o Bispo começou por pedir à assembleia presente que “faça preces, súplicas e ações de graças por todos os homens, pelos reis e pelas autoridades, para que possamos levar uma vida tranquila com toda a piedade e dignidade”.

Ao referir as palavras de Jesus: “Ide por todo o mundo, anunciai o Evangelho, ensinai e batizai todos os povos da terra. Ensinai-os a observar quanto vos mandei”, o Bispo apresentou São Mateus como evangelista do Reino e das Bem-aventuranças, “caminho que deve ser seguido por todos nós”.

“Como nos relata o Evangelho, o publicano Levi, para nós hoje São Mateus, deixou-se tocar pelo chamamento de Jesus. A vocação deste santo serve de modelo a todo o cristão que se deixa apaixonar por Jesus. Isto mesmo aconteceu com São Mateus. Jesus conhecia-o bem, chamou-o no seu posto de trabalho, desafiou-o a viver o sonho e a esperança de anunciar o reino de Deus a todas as criaturas”, sublinhou o Bispo.

O Bispo implorou, através da oração, a proteção de São Mateus para todos os viseenses, assim como a paz no mundo, recordando as palavras de Jesus: “Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.

“Que São Mateus seja para todos nós um desafio no caminho da santidade, na comunhão, na participação e na missão a que todos somos chamados”, apelou D. António Luciano, reforçando que “Deus cuida de todos nós”.

Perante uma humanidade que enfrenta tantas crises globais, onde impera a indiferença e o individualismo, o Prelado convidou ainda a assembleia a refletir, à luz do Evangelho, sobre a vida, exemplo, testemunho e martírio do Apóstolo Evangelista São Mateus.

D. António Luciano fez ainda referência ao trabalho realizado pelos que têm responsabilidades autárquicas, “encarnando um projeto humano que implica disponibilidade, responsabilidade e fidelidade criativa”.

“Todos aqueles que são chamados a servir o povo e a comunidade, quer na dimensão social e política, quer na Igreja, devem ser bons administradores ao serviço da sociedade. É necessário que, à semelhança de São Mateus, sejam capazes de deixar tudo para servir os irmãos e o próprio Deus. Que as palavras de Jesus ditas a São Mateus: “não são os que têm saúde os que precisam de médico, mas sim os doentes” nos ajudem no percurso da nossa missão a seguir e servir o Mestre”, concluiu.

CategoryBispo, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: