Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A esperança na canonização da Beata Rita Amada de Jesus foi reavivada ontem à noite, 24 de setembro, pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, durante a celebração da sua festa litúrgica e dos 145 anos da fundação do Instituto Jesus Maria José.

Neste dia de festa, em que a “Igreja de Viseu lembra a sua filha”, conhecida como “Apóstola da Família, da Eucaristia e do Rosário”, o Bispo manifestou a vontade de que, “muito em breve, as suas virtudes heroicas venham a ser reconhecidas por toda a Igreja universal”, através da “graça de um milagre”.

Para que a canonização venha a acontecer, D. António Luciano pediu à assembleia presente a intensificação da oração, mas também que siga o exemplo da santidade vivida da Beata Rita, “procurando servir a Deus e aos nossos irmãos”.

Recordando a origem humilde da Beata, natural de Casal Mendinho, Ribafeita, onde decorreu a celebração da Eucaristia na Igreja Paroquial, o Prelado lembrou “o seu louvor a Deus, à Igreja, aos pobres e desfavorecidos, que aprendeu com a sua família, através do testemunho da fé, da oração e da prática da caridade”.

O Bispo destacou que a “presença espiritual da Beata Rita continua a animar-nos como cristãos na nossa Diocese, em Portugal, mas também noutras partes do mundo onde o seu carisma chegou”.

Na cerimónia, D. António Luciano saudou as Irmãs presentes na Eucaristia e felicitou o Instituto Jesus Maria José e todas as Irmãs e Fraternidade presentes nos vários países.

A Irmã Leonir Tomazi, vice-postuladora da Causa de Canonização da Beata Rita Amada de Jesus, referiu-se a este dia como uma forma de “lembrar as chamas vivas do carisma deixado por Rita Amada de Jesus”, descrevendo-a como “um dom que Senhor nos deu, uma mulher de fé inabalável e peregrina da esperança”.

A Eucaristia, que se realizou na Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Ribafeita, foi transmitida online nos vários países onde o instituto presente está presente.

No final da Eucaristia, os devotos e fiéis participaram na procissão das velas até à Casa Memorial, local onde existiu a habitação da família da Beata Rita e onde estão as raízes da vocação e da missão que Deus lhe confiou na Igreja.

Recorde-se que no próximo fim de semana, dias 27 e 28 de setembro, a paróquia de Ranhados celebra a festa em honra da Beata Rita, na igreja a ela dedicada. No dia 27, às 18h00, será celebrada a Eucaristia solene, presidida pelo Bispo de Viseu, após a qual terá lugar a procissão com a imagem da Beata Rita, animada pela Banda Pauta Solidária de Ribafeita. No domingo, às 18h30, haverá na mesma igreja um concerto solidário protagonizado pelo Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela. A entrada é livre.

CategoryBispo, Diocese, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: