O Programa Pastoral da Diocese de Viseu para o ano 2025/2026, com o lema ‘És chamado por Jesus. Sê protagonista da mudança’, que corresponde ao terceiro ano do triénio ‘Todos Raízes da Alegria’, foi apresentado hoje à tarde, 4 de outubro, em Fátima, inserido na Peregrinação Diocesana Jubilar, que juntou cerca de três mil peregrinos.
A apresentação, que esteve a cargo do Vigário da Pastoral, Padre João Zuzarte, decorreu na Basílica da Santíssima Trindade, marcando assim o início do ano pastoral na Diocese.
Promover uma maior unidade e comunhão diocesana; sinodalizar as estruturas diocesanas; implementar gradualmente o processo e espiritualidade sinodal, a partir das conclusões do Documento Final do Sínodo dos Bispos; apostar numa maior dinamização e sensibilização para a animação e promoção vocacional nas comunidades, com a promoção de ações concretas de caridade e solidariedade envolvendo as famílias, paróquias e movimentos; e divulgar e promover a vida e a obra da Beata Rita Amada de Jesus são as linhas gerais de ação propostas, contempladas nos eixos “unidade, sinodalidade e missão”.
Este documento propõe, assim, um caminho comum, com ações concretas, objetivos partilhados e uma espiritualidade enraizada no Evangelho. “É desejo comum que a nossa Igreja Particular de Viseu se torne, cada vez mais, uma Igreja viva, fraterna e missionária, onde cada batizado se sinta chamado a ser protagonista da mudança a partir do serviço e da construção da comunhão”, defendeu o Vigário da Pastoral, Padre João Zuzarte.
Todos os diocesanos são chamados assim a contribuir para a construção de “uma igreja diocesana mais unida, reaprendendo com o Evangelho a promoção de relações mais fraternas, colaborativas e sinodais entre os leigos, o presbitério, as paróquias e a Diocese”. Ou seja, todo o povo de Deus, nesta diocese, é convidado a ser “discípulo missionário, protagonista da mudança e da esperança, através do discernimento espiritual e pastoral, na descoberta daquilo que o Senhor pede hoje à sua Igreja e a cada um”.
Na carta de apresentação do Programa Pastoral, o Bispo de Viseu, D. António Luciano, convida toda a Igreja Diocesana a assumir as propostas apresentadas “para o maior bem de todos”. “Precisamos de discípulos comprometidos com a renovação da vida humana, familiar, espiritual, teológica e pastoral na nossa Diocese. Cristãos que, conscientes da sua vocação batismal, participem nas paróquias e comunidades eclesiais com empenho pastoral, com envolvimento fraterno e solidário no serviço ao próximo e no voluntariado voltado para as famílias, as crianças, os adolescentes, os jovens, os casais, os idosos, os migrantes, os marginalizados e os doentes”, referiu.
“Que ao longo deste ano, seja aprofundada a relação com Deus através da oração, do estudo da Palavra e pela prática da caridade, seguindo Jesus nosso Mestre e Pastor. Sejamos protagonistas da mudança, semeadores da esperança e cultivadores das sementes do Evangelho”, apelou o Prelado.
A Peregrinação Diocesana Jubilar terminou com a bênção final do Bispo, que agradeceu a presença e o empenho de todos na concretização desta peregrinação, pedindo a cooperação de todos os batizados na construção de uma “Igreja Diocesana viva, dinâmica e que se renove a cada dia”.
Galeria de fotografias e vídeos da peregrinação disponível no Facebook da Diocese de Viseu.