O Centro Paulo VI, em Fátima, vai acolher este fim de semana, dias 18 e 19 de outubro, as Jornadas Nacionais de Catequistas 2025, que vão centrar-se no tema ‘Credo: A fé celebrada e testemunhada”, num aprofundamento da celebração dos 1700 anos do Concílio de Niceia.
A Diocese de Viseu vai estar representada por 51 catequistas, entre eles o diretor do Secretariado da Educação Cristã, Abel Dias.
Estas jornadas são promovidas pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), através do Departamento da Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã, da Conferência Episcopal Portuguesa.
Sábado inicia-se com o acolhimento e oração, seguidos da saudação de D. António Augusto Azevedo, presidente da CEECDF.
O dia inclui ainda momentos de oração comunitária, uma celebração mistagógica e várias conferências, que abordam diferentes dimensões do Credo, desde a sua centralidade na vida da Igreja, passando pela vivência da fé, até ao papel do catequista como anunciador da vida nova do Evangelho. À noite, reza-se o tradicional Rosário e Procissão das Velas na Capelinha das Aparições.
No dia seguinte, 19 de outubro, as atividades arrancam com a oração de Laudes e uma última conferência sobre “O crescimento da/na Fé durante o Tempo aprofundamento mistagógico”, com testemunhos de catequistas e catequizandos.
As Jornadas terminam com uma Eucaristia presidida por D. António Augusto Azevedo, na Basílica da Santíssima Trindade.
Entre os oradores destes dois dias, destacam-se o padre Carl-Mario Sultana, da arquidiocese de Malta e presidente da Equipa Europeia da Catequese, e D. Alexandre Palma, Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa.
Este ano, comemoram-se os 1700 anos do Concílio de Niceia (325-2025), onde se formulou a primeira versão do Credo.