O Bispo de Viseu afirmou, durante a Eucaristia de abertura do ano de atividades 2025-2026 da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) de Viseu, que esta é “luz e fermento” para o crescimento de empresas que “pratiquem a justiça social”.
A celebração aconteceu na passada sexta-feira, 17 de outubro, na Igreja do Seminário de Viseu, concelebrada pelo assistente espiritual do núcleo de Viseu, Padre Manuel Alberto Figueiredo, e que contou com a presença dos empresários da região, do presidente do núcleo de Viseu da ACEGE, José Coelho, e de representantes de instituições locais.
Na homilia, o Bispo defendeu a importância desta associação na prática dos valores cristãos associados ao mundo empresarial, destacando a justiça social como premissa para uma sociedade justa e igualitária. Ao recordar, neste dia, a memória liturgia de Santo Inácio de Antioquia, ao citar uma das suas frases “Sou trigo de Deus e serei moído pelos dentes das feras para me tornar pão puro de Cristo”, o Bispo sublinhou “que é do trabalho, do esforço e do compromisso do dever que vem o pão”.
“À luz da Doutrina Social da Igreja, estas empresas levam aos funcionários e a todos os trabalhadores uma dimensão de vida mais justa”, reforçou, acrescentando que “têm surgido grandes exemplos de empresas que, simultaneamente, construíram escolas, igrejas, infantários e outras valências para que os seus trabalhadores tivessem qualidade de vida”, exemplificou.
O Bispo realçou assim o trabalho “desta e de outras associações, que continuam a ser importantíssimas, muitas vezes trabalhando com discrição” e contribuindo para a justiça social, à luz da Doutrina Social da Igreja. “Neste mundo marcado pela aceleração, temos de estar atentos às necessidades dos outros”, disse.
Para este ano de trabalho, estão a ser preparadas várias conferências destinadas aos empresários e também à comunidade em geral. A primeira conferência é já no dia 26 de novembro, com o tema dedicado à Inteligência Artificial e sustentabilidade. No dia 1 de fevereiro, o tema abrange os pagamentos pontuais. No dia 10 de março, o tema será dedicado à literacia financeira, abordado por João Rodrigues. No dia 20 de abril, João César das Neves vai apresentar “um olhar de esperança para o mundo”. No dia 26 de maio, o tema incidirá sobre o desafio de conciliar o trabalho e a família, apresentado por Fátima Carioca.
José Coelho, presidente do núcleo de Viseu da ACEGE, reforça que “conciliar o trabalho e a família” é um dos desafios que a associação quer continuar a trabalhar ao longo deste ano” e que os sócios da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) também serão envolvidos na programação. “As expetativas são muito positivas para este ano. Trabalhamos em prol daquilo que é a Doutrina Social da Igreja e a família, também com as vertentes de apoio social e humano”, reforçou.