A Diocese de Viseu estará representada no Jubileu das Equipas Sinodais e Organismos de Participação, que terá lugar em Roma já a partir de amanhã, dia 24, e que se prolonga até ao dia 26 de outubro. A equipa diocesana é composta pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, pelo Vigário da Pastoral, Padre João Zuzarte, e pelo casal João Antunes e Joana Esteves, que integra a equipa sinodal diocesana.
D. António Luciano realça a importância deste Jubileu como um “momento importante de encontro, aprendizagem, partilha e vontade de trabalhar em prol da renovação da Igreja”, sublinhando que “a caminhada sinodal exige escuta, compromisso, discernimento e corresponsabilidade de todos, mesmo que em muitas realidades ainda esteja a dar os primeiros passos”.
O Prelado acredita, ainda, que “é uma oportunidade privilegiada para reforçar o compromisso e o trabalho das equipas sinodais, que gostaria que fizessem parte de todas as comunidades, contribuindo para uma Igreja mais próxima, participativa e centrada em Cristo e nos desafios que hoje se colocam”.
Segundo a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o nosso país vai estar representado no Jubileu por uma delegação de 27 pessoas, entre membros da equipa sinodal da CEP e representantes de nove dioceses. Além de Viseu, estarão: Angra, Aveiro, Beja, Évora, Funchal, Leiria-Fátima, Lisboa e Setúbal. Entre os participantes estão leigos, padres, diáconos, consagrados e o Bispo de Viseu.
O Jubileu das Equipas Sinodais e dos Organismos de Participação foi convocado pelo Papa Francisco para este ano de 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”.
O Jubileu começa amanhã, sexta-feira, com um momento de oração, seguindo-se o encontro-diálogo com o Papa Leão XIV. No dia seguinte, está prevista a peregrinação jubilar, a passagem pela Porta Santa e uma partilha das experiências dos participantes nas Igrejas locais, em pequenos grupos linguísticos, utilizando o método da conversação do Espírito. Estão, ainda, programados vários workshops e seminários e uma vigília de oração conclusiva. O encontro encerra no domingo, 26 de outubro, com a celebração da Eucaristia presidida pelo Papa Leão XIV, na Basílica de São Pedro.
“Esta peregrinação jubilar será um momento de partilha, oração, formação e comunhão, congregando equipas sinodais de todo o mundo que animam e acompanham o percurso sinodal nas suas dioceses e comunidades, centrado na escuta e na missão da Igreja de caminhar junta, em permanente conversão e aberta ao Espírito”, avança a CEP em comunicado.
A Conferência Episcopal destaca, ainda, esta participação como “um sinal de comunhão com a Igreja Universal” e “reforça o compromisso da Igreja em Portugal em continuar este processo de escuta e discernimento conjunto trazido pelo Sínodo sobre a Sinodalidade, rumo a uma Igreja cada mais sinodal e missionária”.
Foto: Agência ECCLESIA/OC