Ontem à noite, 20 de novembro, os Movimentos e Obras Laicais da Diocese de Viseu reuniram-se na vigília de oração da Solenidade de Cristo Rei, presidida pelo Bispo, D. António Luciano, com a presença do Padre Víctor Portugal e do Padre Miguel Lemos, missionários claretianos.
A vigília, que teve como lema ‘Sê protagonista do amor”, teve momentos de oração, reflexão, Adoração ao Santíssimo e bênção, na Capela do Seminário de Viseu.
D. António Luciano, no momento próprio, a partir da frase “construir um reino de amor, de justiça e de paz”, parafraseou estas palavras de Jesus, procurando dar-lhe um sentido atual, como desafio para que o reinado de Cristo cresça no meio de todos e do mundo.
Citando algumas afirmações do Evangelho, o Bispo refletiu sobre a importância do reino de Deus e sobre “o convite que Jesus nos faz para entrar no seu reino”, pedindo aos presentes que reflitam sobre a realidade do mundo em que vivemos, “marcado pelo ódio, pela violência e por injustiças, que hoje se opõem à construção do reino de Deus”.
Ao recordar a afirmação de Pilatos, no momento da condenação, quando Jesus respondeu: “Sim, sou rei, mas o meu reino não é deste mundo”, o Bispo sublinhou que “nesta resposta está o desafio para viver a comunhão e a intimidade com Cristo, participar no seu amor, na sua glória e na sua realeza”, frisou D. António Luciano.
O Prelado convidou, ainda, os presentes, a ser protagonistas, através do seu apostolado, “construindo, em cada dia, o Reino”.
Segundo o Padre Victor Portugal, responsável pelo Departamento do Laicado, “foi mais um momento de encontro dos Movimentos e Obras do Laicado da Igreja que ajudou a manter viva a unidade e a comunhão na fé, na esperança e no amor”. O sacerdote destaca a presença de vários grupos e representantes, inclusive, de grupos de jovens das paróquias, que estiveram presentes “como peregrinos do amor na oração com Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo e dos nossos corações”.
No domingo, dia 23 de novembro, às 11h00, o Bispo vai presidir à Eucaristia da Solenidade de Cristo Rei, na Catedral, com a presença dos representantes dos Movimentos e Obras de Apostolado dos Leigos a trabalhar na Diocese de Viseu.