Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu ontem de manhã, 23 de novembro, à Eucaristia da Solenidade de Cristo Rei, na Catedral, com a presença dos Movimentos e Obras de Apostolado, nomeadamente: a Ação Católica Rural (ACR); Movimento da Mensagem de Fátima (MMF); Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM); Oficinas de Oração e Vida; Caminho Neocatecumenal; e Apostolado de Oração – Centro de Santiago de Besteiros.

A partir da Palavra de Deus, o Bispo enalteceu a importância da festa litúrgica de Cristo Rei do Universo, que nos chama a ser “protagonistas da construção de um mundo novo, cheio de amor, justiça e paz para com todos”.

Ao falar da missão dos vários membros do apostolado presentes, D. António Luciano expressou a sua gratidão por todo o trabalho desenvolvido na Diocese, mencionando a importância de cada um na vida eclesial. “Cada um de vós, fiel ao vosso carisma, nos Movimentos e Obras a que pertenceis, é um instrumento de evangelização importante para a vida da Igreja. Deste modo, sois protagonistas do amor e da esperança na construção do Reino de Deus”, sublinhou D. António Luciano na homilia.

O Prelado enfatizou a importância de cada membro viver a vocação nos vários ambientes que frequenta. “À imagem do fermento, que leveda a massa, e da luz, que ilumina na escuridão a humanidade, sois chamados a viver a vossa vocação ao apostolado nos mais diversos campos da Igreja, na família, no trabalho, na escola e na sociedade”, apelou.

Dirigindo-se à assembleia presente, o Bispo desafiou todos os membros dos movimentos e obras diocesanas, em conjunto com toda a Diocese de Viseu, a “realizarem o desafio do caminho sinodal que a Igreja nos propõe”. “Fiéis a Jesus Cristo, que tem em tudo o primeiro lugar, ofereçamos a nossa vida pela construção do seu reino “eterno e universal: reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça e reino de justiça, de amor e de paz”, sublinhou.

Ao enaltecer as dinâmicas criadas nas paróquias pelos Movimentos e Obras, com uma proximidade grande com os fiéis, falou da importância de existirem mais operários para a messe do Senhor, sendo por isso importante que a educação cristã comece nas famílias. “Caríssimas famílias, sejam protagonistas da educação e formação cristã dos jovens. Começa em vossa casa o projeto educativo cristão de transmitir às novas gerações os valores verdadeiramente humanos e evangélicos”, apelou.

Esta solenidade, celebrada no último domingo do Ano Litúrgico, imediatamente antes do Advento, celebra a realeza de Jesus Cristo como Rei do Universo. Em jeito de conclusão, o Prelado pediu que todos disponham o coração para fazer o caminho para o Natal.

Os representantes dos Movimentos e Obras, apresentaram, com a sua presença, a sua vontade em participar na missão a que são chamados a servir, assim como demonstram que estão vivos e atuantes na sociedade, pretendendo ser fermento e vida para a Igreja Diocesana.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: