Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Com o mote “A esperança em cada passo”, cerca de 170 jovens da Diocese de Viseu viveram, no passado sábado, 22 de novembro, momentos de partilha, alegria, reflexão e oração alusivos ao Dia Diocesano da Juventude, que se realizou no Sátão.

O encontro diocesano, que este ano também contou com a presença de um grupo significativo de acólitos, é celebrado por ocasião do Dia Mundial da Juventude, que anualmente é assinalado na Solenidade de Cristo Rei, a pedido do Papa Francisco, no seguimento da Jornada Mundial da Juventude. Tem como objetivo dar voz aos jovens, acolhê-los e dar-lhes ferramentas para que se sintam parte integrante da Igreja Católica.

A tarde ficou marcada por várias dinâmicas que levaram os participantes a conhecer a vila de Sátão, através de “Passos de Esperança”. Divididos em 14 grupos, foram desafiados a parar em várias estações, onde refletiram sobre: o despertar; o silêncio; o passo corajoso, o sonho; o perdão; o sorriso; o abraço; a palavra e a mão que ajuda. Uma dinâmica que os fez pensar como podem ser esperança, no seu dia a dia, através de atividades introspetivas e outras mais lúdicas. A cruz de Taizé foi um símbolo que também esteve em evidência neste dia.

O Bispo de Viseu, D. António Luciano, que presidiu à celebração da Eucaristia, ao final da tarde, na Igreja Paroquial de Sátão, animada pelos jovens e movimentos locais, apelou a que estes sejam protagonistas da mudança. “Colocai a vossa juventude ao serviço do próximo, da Igreja e do mundo”, apelou.

Ao realçar a importância deste dia, na Solenidade de Cristo Rei, o Bispo frisou que os jovens são os protagonistas do futuro. “Vocês são a esperança na nossa Diocese. Queremos caminhar juntos, ouvir-vos nas vossas inquietações e ajudar-vos a encontrar as verdadeiras respostas que matarão a vossa sede de infinito e iluminarão o sentido da vossa vida”, sublinhou o Bispo.

Dirigindo-se à assembleia presente, composta também por familiares, catequistas, sacerdotes, chefes e guias dos escuteiros, D. António Luciano pediu que “acompanhemos os nossos jovens, ajudando-os a fazer o caminho, em cada comunidade, para que se sintam parte de uma Igreja viva e sinodal”. “Caríssimas famílias, sejam protagonistas da sua educação e formação cristã. Começa em vossa casa o projeto educativo cristão de transmitir às novas gerações os valores verdadeiramente humanos e evangélicos”, apelou.

O dia terminou com o Festival Diocesano da Canção, no Cineteatro do Sátão, com a participação dos grupos: Lumen Spei (Mangualde), Jovens de Fé (Sátão), Effathá (Abraveses), Espírito Jovem (Lordosa) e Grupo de Jovens de Vouzela, tendo este último se sagrado vencedor.

O Dia Diocesano da Juventude foi promovido pela Pastoral Juvenil (Juventude Diocese de Viseu) com o apoio do Serviço Diocesano de Acólitos de Viseu, que contou ainda com a colaboração da Paróquia de Sátão e da Câmara Municipal.

O Padre Paulo Domingues, responsável pela Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu, destacou a importância de “ter mais de uma centena e meia de jovens neste encontro, em que a Igreja Universal viveu o Dia Mundial da Juventude e nós, Diocese de Viseu, vivemos o Dia Diocesano da Juventude, que nos fez sentir a presença de Deus”.

“Um Deus que aponta caminhos, que nos coloca no terreno real e concreto da nossa Diocese e que nos proporcionou a vivência de um dia com alegria, fé, esperança, partilha de experiências e amor. Foram uma tarde e noite onde Deus esteve presente, em cada momento e atividade, e colocou muitos dons a render. Fica agora a gratidão a todos, todos, todos que, de uma forma ou de outra, proporcionaram este dia. Fica também o desejo de, para o ano, nos voltarmos a encontrar”, reforçou o sacerdote.

Pedro Teixeira, responsável pelo Serviço Diocesano de Acólitos, explicou que “ao celebrarmos o Dia Diocesano da Juventude, pensou-se em encarar a Igreja como um todo”. “A unidade que é imagem de marca do Cristianismo desafia-nos, a cada dia, a estar em sintonia plena. Os acólitos não podem estar ausentes desta festa da juventude. A essência do Ministério do Acolitado é a juventude e perante tal facto, são notórios estes passos comuns, que demonstram a beleza da diversidade, com esperança a cada passo, de viver a alegria da fé em Jesus Cristo”, realçou o responsável.

Galeria de vídeos e fotografias disponível no Facebook da Diocese de Viseu. 

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: