O Bispo de Viseu, D. António Luciano, em comunhão com toda a Diocese, comunica, com profundo pesar, o falecimento do Padre António Lopes da Encarnação, com 89 anos, que o Senhor chamou para si, ontem à tarde, 24 de novembro, no Centro Pastoral Diocesano, onde residia há poucas semanas.
O Sacerdote, natural de Sátão, viveu o seu ministério sacerdotal ao serviço do Povo de Deus, que lhe foi confiado, realizando a sua missão na Igreja com fé, dedicação, amor e zelo pastoral, à imagem de Cristo, o Bom Pastor, que deu a vida pelo seu rebanho.
Será velado a partir das 14h00 de hoje, na Igreja de Santa Maria, no Sátão. Amanhã, à mesma hora, será transladado para a Igreja Paroquial de Sátão, onde será celebrada a Eucaristia Exequial, seguindo-se o funeral para o cemitério local.
O Bispo de Viseu, unido a toda a Diocese, apresenta os sentidos pêsames à sua família, amigos e às comunidades que serviu como pastor zeloso, atento e dedicado. D. António Luciano pede a todos os diocesanos e comunidades que ele serviu a caridade de orações e de sufrágios pelo seu eterno descanso.
A Diocese de Viseu dá graças a Deus pelo dom da sua vida e pelo ministério sacerdotal. Que Deus o recompense pelo seu trabalho e o receba na Bem-Aventurança do Reino dos Céus.
Notas biográficas
O sacerdote era membro do presbitério de Viseu, tendo sido ordenado sacerdote a 29 de junho de 1959.
Foi professor do Colégio da Via-Sacra no ano letivo de 1959/60.
Foi pároco de Dornelas e Vila Longa, de 1 de janeiro de 1961 a 5 de maio de 1968, e pároco de S. Pedro do Sul de 22 de novembro de 1970 a 3 de setembro de 2006.
Exerceu a função de docente de EMRC na C+S de S. Pedro do Sul desde 1971.
Desempenhou as funções de Arcipreste de S. Pedro do Sul até ao ano de 1989.
Foi ainda algum tempo administrador paroquial de S. Félix e de S. João da Serra.
Em Dezembro de 1997 passou a fazer parte do Conselho Pastoral Diocesano, função que exerceu até 1998, ano em que deixou de ser arcipreste.
Em Janeiro de 2013 assumiu a função de Capelão dos Lares Viscondessa S. Caetano e Lar Dona Leonor.
Passou os últimos anos em Lousadela, Queiriga.