Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Centro Social Paroquial de Queirã, em Vouzela, celebrou, no passado dia 22 de novembro, o seu 25.º aniversário, numa festa marcada pela fé viva, pela memória agradecida e pela profunda ligação entre a instituição e a comunidade que a viu nascer e crescer.

O dia de festa começou com a receção ao Bispo de Viseu, D. António Luciano, que foi recebido num ambiente de festa com as bandeiras das mordomias, seguindo-se o simbólico corte de fita, que abriu caminho para uma visita calorosa às instalações, atualmente em fase de renovação.

Num momento de grande emoção, foi inaugurada a placa comemorativa dos 25 anos, homenageando todos os fundadores, colaboradores, benfeitores e utentes que contribuíram para o percurso da instituição ao longo deste quarto de século.

Na celebração da Eucaristia, o Bispo enalteceu este dia festivo, saudando o Pároco Francisco Domingos e demais elementos da direção, utentes, colaboradores, voluntários, Conselho dos Assuntos Económicos, benfeitores, famílias e comunidade local, agradecendo o contributo de todos os que fizeram parte deste percurso de 25 anos.

Ao celebrar a liturgia de Cristo Rei do Universo, o Bispo destacou “a dimensão do serviço e do cuidado dos mais pobres e necessitados da paróquia e de outras comunidades, que o Centro social deve realizar, em cada dia, através da sua direção e dos funcionários, e que deve sempre servir os utentes com as palavras e os gestos de Jesus”.

“É uma missão importante quando exercida com cuidado e zelo pastoral. Aqui, Cristo está presente, todos os dias, no serviço, no cuidado, no acolhimento, no rosto de cada utente e família, que aqui encontra as portas sempre abertas e os corações disponíveis”, sublinhou.

Terminada a Eucaristia, decorreu a sessão solene, abrilhantada pelo Grupo Coral de Queirã, que trouxe a harmonia dos cânticos litúrgicos e tradicionais, com a participação especial das crianças da catequese, que proporcionaram momentos de ternura e esperança, simbolizando a continuidade da fé e da vida comunitária.

Seguiu-se um almoço-convívio, enriquecido por um vídeo comemorativo, promovido pela Associação Vouzelar,  que reavivou os momentos mais importantes dos últimos 25 anos, evidenciando memórias, rostos e conquistas que marcam a identidade desta casa.

“Com um percurso assente sobretudo na resposta de apoio domiciliário e, recentemente, com a criação de um espaço dedicado ao bem-estar e lazer sénior, o Centro Social Paroquial de Queirã continua a afirmar-se como um pilar imprescindível para as famílias, honrando a missão cristã: servir com proximidade, dignidade e amor”, destacou o Padre Francisco Domingos.

A celebração contou com a presença de várias entidades civis e religiosas, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Carlos Oliveira, vereadores, o presidente da Junta de Freguesia, Paulo César Ribeiro, o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Magalhães, representantes da Segurança Social de Viseu, nomeadamente Joaquim Seixas, diretor do Centro Distrital, bem como de dirigentes associativos e parceiros locais que, ao longo dos anos, têm acompanhado o trabalho da instituição.

CategoryBispo, Diocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: