A Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS), da região de Viseu, realizou, no dia 6 de dezembro, a sua tradicional celebração de Natal, que reuniu profissionais da saúde e amigos.
A programação teve início com a celebração Eucarística, ao final da tarde, presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, e concelebrada pelo Padre João Pedro Cardoso, assistente espiritual da ACEPS, na Igreja dos Terceiros, em Viseu.
No decorrer da homilia, o Bispo realçou a importância da missão da ACEPS, enfatizando “a proteção do dom da vida e do cuidar do próximo”.
No setor da saúde, marcado atualmente por “grandes desafios”, o Prelado pediu que “a presença cristã seja uma luz a iluminar as relações entre os profissionais de saúde, que fazem a diferença junto dos doentes, em especial os que se encontram internados em meio hospitalar”.
“Os profissionais de saúde são desafiados a cuidar dos doentes com proximidade, empatia, compaixão e valores éticos e humanos. Aprendamos a estar junto dos que sofrem com sabedoria e caridade, promovendo sempre a maior dignidade da pessoa humana”, apelou D. António Luciano.
Após a missa, os presentes assistiram à conferência subordinada ao tema ‘A Dignidade da Vida Humana no Contexto da Saúde’, proferida por Aldina Lemos, doutorada na área da Biomédica e administradora executiva na Casa de Saúde São Mateus, que abordou a importância do respeito, da ética e da valorização da pessoa em todas as etapas do cuidado, reforçando o papel essencial das equipas multidisciplinares na promoção da vida e do bem-estar.
O encontro foi encerrado com um jantar comemorativo, marcado pela confraternização entre associados, familiares e convidados. A direção da ACEPS destacou o facto de o evento celebrar não apenas o Natal, mas também o compromisso contínuo dos profissionais de saúde com a promoção da dignidade humana e da saúde integral.