Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A paróquia de Couto de Baixo, em Viseu, celebrou a festa da sua padroeira, Santa Eulália de Mérida, no passado domingo de manhã, 14 de dezembro.

A Eucaristia e procissão foram presididas pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, acompanhado pelo pároco desta comunidade, Padre Lúcio Marques, neste terceiro domingo de Advento, “Domingo da Alegria”, tendo também benzido uma nova imagem de Santa Eulália, que será usada nas procissões, oferecida por Elisabete Oliveira Pinto.

Ao falar de Santa Eulália de Mérida, uma das mártires cristãs mais veneradas da Península Ibérica, cuja festa litúrgica se celebra a 10 de dezembro, D. António Luciano, realçou que é lembrada como uma jovem cristã corajosa, que manteve a fé durante as perseguições romanas, no reinado do imperador Diocleciano. Santa Eulália de Mérida nasceu por volta do ano 290 d.C. e faleceu como mártir, sendo sua coragem e firmeza em Deus, destacadas nos relatos. É padroeira de Mérida e protetora de crianças e jovens, tendo sido construído um santuário em sua homenagem.

Na homilia, o Bispo sublinhou o testemunho de fé deixado por Santa Eulália e da sua fidelidade a Cristo, pedindo que seja um exemplo para todos.

A partir do Evangelho, D. António Luciano recordou o Profeta Isaías, que “apresenta um tempo novo de alegria e de mudança do coração”, e João Batista, que “é para nós modelo do caminho para o Natal”.

“O Natal de Jesus deve ser preparado e esperado com paciência e alegria. Sede pacientes e fortalecei os vossos corações”, apelou o Bispo, pedindo à assembleia presente que se interrogue de que forma Jesus está presente na sua vida e se os batizados ainda se conseguem surpreender perante o Natal de Jesus.

O Prelado pediu, ainda, que procurem imitar as virtudes de Santa Eulália, em caminho de santidade, e que, por sua intercessão, surjam muitos frutos na vida da Igreja.

A comunidade local viveu um dia de festa, marcado por uma renovada e sentida devoção a Santa Eulália, sua padroeira.

Também neste dia, da parte da tarde, o Bispo presidiu à celebração da Eucaristia no Estabelecimento Prisional do Campo, onde celebrou o Jubileu dos Reclusos, coadjuvado pelo capelão, Padre José Luís Fernandes, na presença dos reclusos, famílias, direção, guardas, funcionários e voluntários. “Cristo não vos abandona e quer derramar sobre vós o dom do perdão e da misericórdia. A conversão do coração e a mudança de comportamento deve ser a graça deste Jubileu da Esperança, que nos perdoa os nossos pecados e lava as nossas maldades”, frisou.

D. António Luciano agradeceu a presença de todos, desejando votos de um Santo Natal.

 

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: