O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC), no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), em parceria com o Secretariado Diocesano das Missões – Infância Missionária, vai organizar uma cerimónia de celebração da paz, com a entrega de oliveiras às crianças, adolescentes e jovens da Diocese de Viseu, através das paróquias e agrupamentos escolares, no dia 11 de janeiro, às 15h00, na Catedral de Viseu.
Nesta celebração, cada comunidade escolar será chamada a enviar um ou vários representantes, assim como da catequese, para receber uma oliveira, símbolo bíblico e universal da paz e reconciliação, que deverá ser plantada no “Jardim da Paz” a construir em cada comunidade, como símbolo visível do compromisso pela paz.
“Este encontro pretende ser um momento de oração e de confraternização, em que juntos proclamaremos que a paz é dom de Deus e tarefa de todos. Terminado o Ano Santo Jubilar, queremos com esta iniciativa promover um gesto de paz, de esperança e de compromisso, ao sensibilizarmos as crianças, os adolescentes e jovens para a necessidade de construirmos e cuidarmos da paz. As oliveiras distribuídas serão para plantar num “Jardim da Paz”, que pode já existir ou então será criado nos locais onde não há. Nesse dia, será ainda lançado um projeto solidário, que será dado a conhecer a todos”, explica Abel Dias, diretor do SDEC.
O responsável realça, ainda, que este gesto será uma manifestação concreta do assumir do compromisso, como nos recordou recentemente o Papa Leão XIV na sua visita ao Líbano: “o compromisso e o amor pela paz não conhecem o medo diante das aparentes derrotas, nem se deixam abater pelas desilusões, mas sabem olhar para o futuro com esperança”.
Os interessados em receber a oliveira deverão inscrever-se junto do Secretariado, até ao dia 5 de janeiro, através do e-mail sdecviseu@gmail.com.