De 29 de janeiro a 1 de fevereiro, foi realizado o Cursilho de Cristandade 172 de homens, no Seminário de Nossa Senhora da Esperança, em Viseu. Catorze novos irmãos, de várias paróquias da Diocese, marcaram encontro com Cristo, consigo mesmo e com os irmãos.
É de realçar a forma emocionada como descreviam a boa experiência vivida e fortalecidos na fé, faziam os propósitos de uma vida nova, para caminhar com Cristo. A Clausura foi presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, coadjuvado pelos Diretores Espirituais, Pe. Jorge Luís Lopes, Pe. Eurico Sousa e Pe. Ricardo Oliveira. Teve lugar no domingo, dia 1 de janeiro, com o auditório do Seminário quase lotado.
A alegria foi a nota dominante, tendo os testemunhos quer dos cursilhistas novos, quer dos mais antigos, sido reveladores da vivência do quarto dia no amor de Cristo, sempre assente na força que vêm buscar às atividades do movimento. Foi feita uma breve introdução, com palavras encorajadoras proferidas pelo Diretor Espiritual, Pe. Eurico Sousa, reforçando “confia em Jesus Cristo, tu e Ele maioria absoluta”, Deus dá a felicidade de dizer “eu confio”.
O nosso Bispo Diocesano, D. António Luciano, realçou “Cristo conta connosco”. O projeto de cada um será crescer na fé, no amor e na partilha, como nos primeiros tempos, “vede como eles se amam”. A Luz de Deus quer que nós sejamos candeia, acolhendo a Palavra do Senhor, que nos traz Graça e assim neste caminho Sinodal, o importante é abrirmos o nosso coração. Inspirados nas Bem-Aventuranças, façamos o alimento da nossa vida pessoal e que S. Paulo nos inspire para dar muitos frutos.
O Bispo congratulou-se com a presença de todos e incentivou os novos cursilhistas a serem fiéis a Deus, a deixarem-se tocar por Ele e a procurarem, cada dia, dar testemunho de Cristo nos seus ambientes de trabalho, nas famílias e nas paróquias.
Ainda na Eucaristia, a partir do texto das Bem-Aventuranças, convidou todos os presentes a viverem a sua vida de batizados iluminados pela luz do Espírito Santo, deixando-se conduzir por Ele, na abertura à renovação da dinâmica dos cursos de cristandade e, para isso, convidou à cada um à renovação, a partir do caminho sinodal que a Igreja está a fazer e, particularmente, pondo em prática “a conversação no Espírito”.
Após a Eucaristia realizada na Igreja do Seminário, agradeceu à equipa de dirigentes e aos novos cursilhistas a disponibilidade e entrega e lembrou que a beleza da Igreja somos nós e Cristo virá em nosso auxílio nas nossas fraquezas. Quando nos entregamos, Ele transforma a nossa vida e assim seremos firmes testemunhas.
Na despedida, era bem visível o contentamento de todos e a vontade de trilhar o caminho da fé, aceitar o desafio de viver com Cristo.
A Intendência Nacional do MCC na Diocese de Viseu decorrerá de 15 a 21 do corrente mês de fevereiro e no núcleo de Viseu a Intendência terá lugar no dia 18, pelas 20h00, na Capela do Centro Pastoral Diocesano de Viseu. No que respeita aos restantes núcleos, deverão ser marcadas as suas datas dentro do período acima referido. Em oração, vão ser pedidas as graças do Senhor: pelo êxito apostólico de todas as atividades do MCC; por todos os cursilhistas, dirigentes, diretores espirituais e secretariados; pelas intenções particulares da nossa diocese; pela unidade do nosso Movimento; pela paz no mundo; e pelas intenções do Santo Padre.