Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Durante a manhã de hoje, 6 de fevereiro, o Bispo de Viseu, D. António Luciano, e o Arcipreste e Pároco de Coração de Jesus, Cónego Jorge Seixas, visitaram instituições seculares e religiosas, no âmbito da Visita Pastoral que está a decorrer nesta comunidade.

O Colégio da Imaculada Conceição, das Irmãs Doroteias, foi o primeiro a abrir as portas ao Bispo, que foi recebido de forma muito calorosa pela direção, docentes, funcionários e pelos alunos, que totalizam cerca de 380, do 1.º ao 9.º ano de escolaridade.

De sala em sala, acompanhado pela Irmã Maria da Conceição Pinto, diretora-geral da instituição, D. António Luciano dirigiu palavras de ânimo e encorajamento aos alunos, manifestando a sua proximidade pela comunidade educativa, com cumprimentos extensivos às famílias.

Aos mais novos, deixou mensagens importantes sobre o amor de Jesus por todos, em especial pelas crianças, sublinhando também a importância do esforço e da dedicação na escola, para alcançarem um bom aproveitamento escolar e se tornarem bons adultos no futuro.

A visita continuou na Obra de Santa Zita, guiada pela diretora Laurinda Espírito Santo, que apresentou as várias valências da instituição, que tem ao seu cuidado cerca de 170 crianças, da creche ao pré-escolar.

D. António Luciano felicitou a direção, educadoras e funcionárias pelo seu trabalho e empenho, agradecendo a dedicação das cooperadoras da família, que continuam a seguir o carisma do fundador, o venerável Joaquim Alves Brás, sendo que em Viseu a Obra de Santa Zita serve as famílias desde 1998.

A visita prosseguiu para o Clube do Moinho, secção feminina da Opus Dei, onde o Bispo e o Pároco foram recebidos pela responsável Elena Casas, em conjunto com as mulheres que integram esta Obra. D. António Luciano teve a oportunidade de ouvir o seu testemunho e serviço à Igreja, assim como o trabalho desenvolvido em prol do bem-estar das mães de família e das suas filhas, no âmbito da formação humana e espiritual.

A visita terminou no Centro Cultural Monte Fuste, secção masculina da Opus Dei, onde o Prelado teve também a oportunidade de confraternizar com alguns dos seus membros, tendo estado também presente o responsável, Jon Velasco.

Nestes últimos dois espaços, o Bispo agradeceu o trabalho que os membros desenvolvem ao serviço da Diocese e da Igreja, em especial junto das crianças e jovens, sendo que muitos deles estão ligados à catequese.

Durante a sua intervenção, D. António Luciano pediu a todos que “procurem ser luz, fermento e sal nas paróquias onde estão inseridos, testemunhando a fé através de gestos simples e concretos do dia a dia”. Sublinhou ainda que, “muitas vezes, o apostolado se realiza de forma discreta e silenciosa, mas não menos fecunda, sendo esse testemunho humilde e perseverante um verdadeiro sinal da presença de Deus no meio das comunidades”.

D. António Luciano sublinhou ainda que a espiritualidade enraizada em Cristo, expressa através dos diversos carismas presentes na comunidade, é fonte de bons frutos para a vida paroquial e para a missão da Igreja.

A Visita Pastoral desta manhã decorreu num ambiente de grande alegria e partilha, marcada pela escuta, acolhimento, partilha e proximidade, feita em caminho sinodal que traz esperança e confiança no futuro.

Recorde-se que a Visita Pastoral nesta paróquia iniciou-se a 2 de fevereiro. Amanhã, dia 7, às 11h00, o Bispo presidirá à celebração comunitária da Santa Unção (Pastoral do Doente) e à celebração da Missa Vespertina, contactando com a Catequese da Adolescência e de Adultos, seguindo-se um convívio paroquial com fados, às 19h30.

No dia 8 de fevereiro, às 11h00, é celebrada a Missa de encerramento, na Igreja Paroquial de Coração de Jesus.

Galeria de fotografias disponível no Facebook.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: