Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

No passado dia 7 de fevereiro, o Bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu à Eucaristia na Igreja Paroquial de Coração de Jesus, onde deu a unção aos doentes, descrita como “o sacramento da cura”.

A celebração realizou-se no dia da Festa das Cinco Chagas do Senhor, integrada na Visita Pastoral à paróquia.

Dirigindo-se aos doentes, o Bispo de Viseu sublinhou que é o amor de Deus que nos fortalece para superar as doenças e as fragilidades da vida, lembrando que Ele está sempre presente junto de quem sofre e dos mais necessitados. “Este mistério da cruz, do sofrimento e da dor é na vida quotidiana o caminho maior da aprendizagem. Assim, como a sua aceitação, na continuidade com a vontade de Deus”, realçou o Bispo, sublinhando que “há feridas do corpo que curam as da alma e as da alma nunca curam as do corpo”.

D. António Luciano sublinhou que é importante “abraçar a cruz”, vivendo o sofrimento com fé e esperança, confiando em Deus nos momentos de dor e fragilidade, e reconhecendo também o papel fundamental dos cuidadores, que são sinal concreto da ternura de Deus junto dos doentes e mais frágeis.

Neste dia, à tarde, D. António Luciano, presidiu à Missa Vespertina, com a presença da Catequese da Adolescência e da Catequese de Adultos. A celebração foi solenizada pelos jovens que se comprometeram a ser protagonistas da mudança.

D. António Luciano agradeceu a presença de todos e pediu-lhes que tenham sempre presente Cristo no seu coração e no seu percurso formativo e espiritual.

Aos educadores e catequistas dirigiu-lhes palavras de incentivo encorajando-os a perseverar na sua missão evangelizadora, testemunhando com alegria e fé a sua dedicação à paróquia, acompanhando adolescentes e adultos com proximidade e espírito de serviço, ajudando-os a crescer humana e espiritualmente à luz do Evangelho. Pediu ainda que façam um trabalho de mais proximidade com as famílias para que a catequese seja vivida como um verdadeiro caminho de comunhão, fé e partilha no seio da comunidade cristã.

A noite terminou com um convívio paroquial com jantar e fados, uma oportunidade enriquecedora de confraternização entre os presentes.

Galeria de fotografias e vídeos disponível no Facebook.

CategoryBispo, Diocese, Pastoral, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: