Jovens e alguns adultos receberam no passado fim de semana, dias 12 e 13 de julho, o Sacramento do Crisma, administrado pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, nas igrejas de Rio de Loba e Farminhão (Viseu) e em São João de Areias (Santa Comba Dão).
No sábado, dia 12, a comunidade Paroquial de Rio de Loba viveu um dia marcante com a celebração e o Sacramento da Confirmação administrado a 48 paroquianos, todos vindos desta paróquia.
No domingo, a Igreja Paroquial de Farminhão recebeu a celebração da Eucaristia, onde durante a mesma foram crismados 54 jovens e adultos, vindos desta paróquia e de Torredeita, Vil de Souto, Bodiosa, Abraveses e Boa Aldeia.
No mesmo dia, na Igreja Paroquial de São João de Areias foi conferido o Sacramento da Confirmação a 32 jovens do concelho de Santa Comba Dão.
Todas as celebrações tiveram a presença de um grande número de fiéis, que testemunharam esta nova etapa da vida cristã para os crismandos, que receberam os dons do Espírito Santo: a sabedoria, o entendimento, o conselho, a fortaleza, a ciência, a piedade e o temor de Deus.
Na unção crismal, o Bispo transmitiu a importância do amor de Deus a estes cristãos, quase todos jovens, pedindo-lhes que aprofundem a vivência da fé e “sejam protagonistas da nova Evangelização”. “São precisos exemplos, como os de Pedro Frassati e Carlo Acutis, para que os jovens sejam uma alma de fogo, ou seja, uma alma cheia do Espírito Santo que quer mais na sua vida cristã”, disse.
A partir do lema de ordenação do Papa Leão XIV, “No [único] Cristo, somos um”, o Bispo apelou à união “dos crismandos, dos pais, dos catequistas e padrinhos”, que devem ter um papel ativo na Igreja, “num caminho sinodal de comunhão, participação e missão”.
D. António Luciano pediu, ainda, que “as famílias e a Igreja peregrinem na esperança de alcançar a transformação da sociedade pelo Espírito Santo, que nos santifica, guia e conduz a sermos semeadores da esperança”.
Foram dias vividos em ambiente festivo por estas comunidades paroquiais.