Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

No passado dia 4 de outubro, a diocese de Viseu oficializou a sua “Rentrée Pastoral” no Santuário de Fátima. Presidido pelo Bispo Diocesano, D. António Luciano, este momento simbólico de abertura do novo ano pastoral marcou o ponto de partida para um novo ciclo de missão, reflexão e serviço às comunidades e às pessoas.

Num tempo em que se vivem grandes desafios – sociais, económicos, espirituais – a igreja diocesana incentiva os sacerdotes, os leigos, os movimentos, os grupos e serviços pastorais a serem “Protagonistas da mudança e da Esperança” através de gestos concretos de proximidade e de escuta.

O início do novo ano pastoral apresenta-se como uma oportunidade de conversão pessoal e pastoral para entrar no espírito sinodal, e renovar o compromisso com a proposta do papado para a Igreja de hoje: uma Igreja em saída, missionária, que viva um estilo de cristianismo da Graça e da Alegria. É também um momento propício para fortalecer a comunhão. Muitas vezes, as estruturas pastorais funcionam de forma isolada, perdendo a força que nasce da unidade e da partilha de experiências. Só uma pastoral verdadeiramente sinodal – feita em conjunto, com escuta mútua e corresponsabilidade – poderá dar frutos duradouros.

Um dos desafios mais urgentes continua a ser a participação dos jovens e das famílias, e a formação dos leigos. A fé precisa de ser anunciada com linguagem viva, atual e encarnada no quotidiano. A ação pastoral não pode ser reduzida a uma resposta interna para os já convertidos, mas sim um convite aberto e acolhedor para todos, sobretudo, para os que estão nas periferias da fé ou da sociedade. Tudo exige um olhar e um agir que vá para lá da rotina e da programação habitual, do “fez-se sempre assim”. Não basta retomar atividades; é preciso repensar métodos, renovar linguagens e aprofundar a fé que nos move.

Assim, inspirado nas palavras que o Papa Francisco dirigiu aos jovens e ao mundo, nas JMJ em Lisboa (2023), o nosso programa pastoral com o lema “Todos, Raízes da Alegria”, tem sido construído e desenvolvido como espinha dorsal ao longo de três anos, e entra na fase final com o convite: “És chamado por Jesus. Sê Protagonista da mudança”. Assente no fundamento bíblico “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5)… “Recebeste de Graça, dai de Graça” (Mt 10,8), o atual Programa Pastoral propõe como objetivo a atingir: “transformar um Povo de Batizados em Discípulos missionários”. O Caminho será desenvolvido através de 4 prioridades:

– Promover uma maior Unidade e Comunhão diocesana

Concorrer para uma verdadeira Conversão das Relações com o lugar, com os outros e com Deus

– “Sinodalizar” as Estruturas Diocesanas

Implementar gradualmente o processo e espiritualidade sinodal, a partir das conclusões do Documento Final [DF] do Sínodo dos Bispos.

– Vocações e Caridade

Apostar numa maior dinamização e sensibilização para a animação e promoção vocacional nas comunidades.

– Celebrar os 20 anos da Beatificação da Beata Rita Amada de Jesus

Divulgar e promover a vida e a obra de Rita Amada de Jesus, mulher extraordinária, natural da diocese de Viseu.

Pe. João Zuzarte, Vigararia da Pastoral

CategoryDiocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: