Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Catedral de Viseu abriu ontem à noite, 28 de outubro, as portas aos estudantes do Ensino Superior para a Missa de Receção ao Caloiro, presidida pelo coordenador da Pastoral do Ensino Superior de Viseu (PESV), Padre António Sousa.

Esta celebração, que começou com um momento musical protagonizado pela Viriatuna, nos Claustros da Sé, inseriu-se no Ano Santo Jubilar que a Igreja vive, unindo-se também ao Jubileu do Mundo Educativo, que decorre entre os dias 27 de outubro e 1 de novembro.

Os caloiros das três instituições do Ensino Superior de Viseu: Instituto Politécnico de Viseu, Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu e Piaget, acompanhados pelos padrinhos, madrinhas, familiares, direção, docentes e colaboradores não docentes, participaram ativamente na celebração, que ficou marcada por um forte convite à união, ao testemunho da fé e à importância de cultivar o lado espiritual.

“Não tenham medo de viver e celebrar a fé”, apelou o Padre António Sousa, dirigindo-se aos estudantes universitários com palavras de esperança. Sublinhou a importância desta celebração para acolher, apoiar e integrar os novos alunos, assim como envolver na PESV toda a comunidade escolar “para criar projetos de futuro”. “A Pastoral do Ensino Superior de Viseu, com esta celebração, quer dizer-vos uma coisa muito simples e concreta: que vos quer muito e muito bem e que vos quer acompanhar e caminhar convosco, neste percurso”, frisou.

A partir da Palavra de Deus, recordando a memória litúrgica de São Simão e São Judas Tadeu, o sacerdote enalteceu como é importante “elevarmos a nossa vida para Deus” e que Ele deve estar sempre presente na jornada académica, mas também no dia-a-dia de cada um.

Referindo-se à importância da missão, disse “que é de todos e para todos”. “O mundo precisa de boas pessoas, de gente boa, competente, que se esforça, que trabalha, que luta, como os vossos pais e familiares lutam para que vocês possam estar aqui a estudar”, realçou.

“Nunca parem de estudar, porque estudar é também uma forma de louvar a Deus”, apelou o Padre António Sousa, sublinhando que é preciso encarnar o que se aprende “com verdade e consciência” para que o mundo seja melhor. “Podemos não mudar o mundo inteiro, mas se começarmos por mudar o nosso mundo interior, que depois tem repercussões no exterior, aí conseguimos”, sublinhou o sacerdote.

O Bispo de Viseu, D. António Luciano, que não pôde estar presente na celebração devido a compromissos pastorais em Espanha, uniu-se em oração a esta celebração, tendo deixado uma mensagem a todos os presentes. “Sede os melhores alunos, ajudai-vos mutuamente e fazei do estudo e da investigação um caminho de maturidade na fé, na esperança e no amor, sempre em busca do alimento e do sentido do vosso projeto de vida, que deve ser Jesus Cristo”, disse, desejando a todos “um ano académico cheio de alegria e de esperança”.

No final da cerimónia, foi apresentada a equipa da PESV, tendo sido reforçado o desejo de um trabalho conjunto, “num caminho de todos e para todos”. O sacerdote agradeceu aos que colaboram com a PESV e recordou, particularmente, o trabalho realizado ao longo dos últimos anos pelos antigos coordenadores, referindo o seu antecessor, Frei José Carlos, e também o anterior capelão do IPV, Padre Geraldo Morujão.

Galeria de fotografias e vídeos disponível na página do Facebook da Diocese de Viseu.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: