Ontem à noite, 20 de janeiro, a Igreja dos Terceiros, em Viseu, recebeu a habitual Oração de Taizé, desta vez em comunhão com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que contou com a presença do Bispo de Viseu, D. António Luciano.
Durante este momento de oração, reflexão e silêncio, foram feitos pedidos pela paz e pela defesa do ecumenismo, elevando-se as preces pelo fortalecimento dos laços de fraternidade e compreensão entre os cristãos de diferentes Igrejas e comunidades cristãs.
Inspirada nos cânticos meditativos característicos de Taizé, Centro Espiritual Mundial Ecuménico, a assembleia foi convidada a escutar a boa nova do Evangelho e a meditar sobre o valor e os gestos da oração pela unidade dos cristãos e pela paz.
No final, o Bispo de Viseu destacou a importância da oração no contexto ecuménico e fez referência ao caminho feito nesta área. Recordou o tema para esta semana e convidou todos a rezar e a refletir sobre o mesmo, que considera fundamental para as nossas comunidades e para o crescimento do movimento.
O Bispo sublinhou que este caminho “depende do empenhamento de todos e só é possível quando nasce do encontro sincero com Cristo e de um compromisso efetivo com o amor, a justiça, a unidade e a paz”. D. António Luciano terminou apelando ainda à responsabilidade de todos na construção de pontes de diálogo nas comunidades para construir a comunhão num mundo marcado por divisões e conflitos de várias ordens.