Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Bispo de Viseu, D. António Luciano, iniciou ontem à tarde, 2 de março, a Visita Pastoral à paróquia de Orgens, acompanhado pelo pároco local, Padre Jorge Carvalhal.

O primeiro ponto da visita foi a Escola Básica de Tondelinha, onde D. António Luciano foi recebido pelo diretor do Agrupamento de Escolas Viseu Norte do qual esta escola faz parte, professor Marco Rodrigues, pela responsável deste estabelecimento de ensino, professora Julieta Rodrigues, assim como pelas restantes professoras, auxiliares e assistentes operacionais.

Durante a visita, conheceu as instalações que acolhem as valências de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, sendo uma referência na cidade no que respeita à inclusão escolar.

Ao longo da tarde, o Bispo deslocou-se a várias residências para visitar doentes, momentos que emocionaram os paroquianos. Nas visitas, levou palavras de conforto e esperança, conheceu aspetos do percurso de vida de cada um e terminou com uma oração conjunta.

À noite, os fiéis reuniram-se na Capela de Santa Ana, onde D. António Luciano presidiu à celebração da Eucaristia com a presença da comunidade.

Na homilia, o Bispo explicou em que consiste a Visita Pastoral. “Venho para vos conhecer, encontrar, escutar, ver, dialogar, visitar, rezar, celebrar, discernir e assumir o compromisso da renovação pessoal e comunitária também da pastoral da Paróquia de Orgens”, informou.

D. António Luciano sublinhou a importância de construir um caminho conjunto, onde cada membro da comunidade se questiona sobre como contribuir para “uma paróquia viva, dinâmica e animada pelo Espírito Santo”, um contributo que deve vir de todos, “inclusive dos doentes e dos pobres, aproximando também aqueles que se afastaram da vida da Igreja”.

A importância de se integrar as famílias na Igreja também foi um dos pontos destacados pelo Prelado, que recordou que é no “seio familiar que surgem as vocações”.

Ao recordar a mensagem do Papa Leão XIV para a Quaresma, sublinhou que é “o tempo favorável para escutar a Palavra de Deus”. “Assim como nós nos alimentamos do pão e de outros alimentos para termos vida e energia, temos de nos alimentar da Palavra de Deus para sermos cristãos numa igreja viva, renovada e a crescer”, referiu.

D. António Luciano recordou ainda que estamos a celebrar a Semana Nacional Cáritas, sob o mote “O amor que transforma”, apelando “ao caminho da solidariedade, que é aquilo que mais falta no mundo de hoje”.

Hoje, dia 3, a Visita Pastoral será em Quintela, onde o Bispo vai visitar os doentes, às 17h00. Às 20h30, irá presidir à celebração da Eucaristia na Capela de Nossa Senhora dos Milagres, seguindo-se o encontro com os fiéis.

Amanhã, dia 4, irá à localidade de São Martinho. O programa inclui a visita à escola local, às 15h30, seguida de visita aos doentes, às 16h00. Às 20h30, haverá a Eucaristia na Capela de São Martinho, com o habitual encontro comunitário.

Na quinta-feira, dia 5, em Tondelinha, o Bispo fará a visita aos doentes, com início às 15h00. Às 20h30, irá presidir à celebração da Eucaristia na Capela de São Macário, seguindo-se o encontro com a comunidade.

Na sexta-feira, dia 6, irá visitar o Centro Social e Cultural de Orgens, com início às 12h30, onde irá celebrar a Eucaristia com os doentes. Durante a tarde, às 15h30, em Travassós, realiza-se a visita aos doentes, terminando o dia com a celebração da Eucaristia na Capela de São Romão, às 20h30, onde depois irá reunir com os paroquianos.

No sábado, dia 7, às 10h00, o Bispo vai-se encontrar com as associações e com o executivo da Junta de Freguesia, na sua sede. Da parte da tarde, às 14h30, será realizado o encontro com a catequese, seguindo-se, às 15h30, um momento com os crismandos e com elementos da Juventude Mariana Vicentina, na Igreja Paroquial de Orgens (convento). Às 21h00, o Bispo vai-se reunir com os vários grupos da paróquia.

A Visita Pastoral culmina no domingo, dia 8, com oração no cemitério local, às 9h30 e, às 10h00, será celebrada a Eucaristia com administração do Sacramento do Crisma, na Igreja Paroquial de Orgens.

Galeria de imagens e homilia disponíveis no Facebook da Diocese de Viseu.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: