A 23 de julho completam-se 10 anos sobre a ordenação de D. Ilídio Leandro como Bispo da Diocese de Viseu.

Nessa altura, dirigiu grande parte da sua mensagem às crianças, aos jovens, aos adultos, aos idosos e aos movimentos e grupos, pedindo-lhes que vivessem e trabalhassem “com toda a sua fé e esperança, pela transformação positiva da sua realidade pessoal e coletiva”. D. Ilídio definia assim uma linha de desejo, que se vai concretizando na medida das possibilidades, no dia a dia. As visitas pastorais do Bispo são, segundo ele, um modo de ver essa realidade e encontram-se situações muito belas, experimenta-se uma relação muito próxima com as pessoas. Depois, a liderança da Pastoral Diocesana tem em vista valores mais globais, de implementação e aí há uma lentidão maior, há uma diferença de paróquia para paróquia. Mas quando se contactam diretamente as pessoas, quer nas paróquias grandes quer nas mais pequenas, quer nas paróquias das aldeias, quer nas da cidade, encontro em todas elas uma enorme disponibilidade, uma forte proximidade, uma grande amizade ao Bispo e ao pároco e uma forte vontade de colaborar, numa predisposição para a mudança. Encontrei sempre uma abertura que não pensava ser tão grande, confessa D. Ilídio, a propósito das visitas pastorais que vem realizando, ao longo destes dez anos e que são o momento em que se sente melhor, enquanto concretização da proximidade que o pastor quer ter com as comunidades desta Igreja particular que lhe está confiada. G.I./J.B.

CategoryBispo