A segunda fase do concurso para atribuição de quatro habitações no Centro Histórico de Viseu, em regime de arrendamento a preços condicionados termina esta sexta-feira, 9 de Setembro.

As habitações, um T4 e três T3, são localizadas na Rua Direita e no Largo de São Teotónio/Escadinhas da Sé.

Numa primeira fase, já terminada, estiveram a concurso 18 fogos habitacionais e foram recebidas 34 candidaturas. Catorze casas foram atribuídas, restando apenas quaro que integram agora a segunda fase.

Nesta segunda fase, os limites mínimos e máximos de rendimento para o acesso às habitações foram dotados de uma redução e aumento de 20%, respetivamente, face aos valores estipulados, possibilitando o acesso de um maior número de candidatos. Também nesta fase poderão ser excecionalmente admitidos, caso não existam candidatos suficientes, agregados com rendimentos inferiores ao estipulado ou cujo número de elementos não seja compatível com a tipologia preferencial.

À semelhança do concurso inicial, são privilegiados os agregados familiares jovens, cuja média de idades não ultrapasse os 35 anos.

As habitações a concurso foram ou estão a ser recuperadas no âmbito do programa ‘Reabilitar para Arrendar’. Neste momento, as obras nas casas do nº 91-97 da Rua Direita e do Largo de São Teotónio encontram-se já concluídas e a intervenção na habitação no edifício nº285 da Rua Direita prestes a terminar. Já o apartamento T3 no nº 275 da Rua Direita tem prevista a sua conclusão no início do próximo ano, dado o período de suspensão da obra por motivos de insolvência da empresa inicialmente adjudicada.

Para além de devolver uma nova vida ao edificado, respeitando a sua identidade e património, sem prejuízo da garantia de novas e melhores condições de habitabilidade, o programa possibilita o arrendamento a preços condicionados. Paralelamente aos valores estipulados, a Câmara efetuou ainda uma redução em 10% do valor das rendas e do limite de arrendamento, procurando “oferecer condições atrativas à residência no centro histórico” considera a autarquia.

G.I./J.B.

CategoryViseu