Comissão Episcopal; Assistentes da Pastoral Familiar; Celebração de S. Mateus; Reunião Arciprestal em Mangualde; Arciprestado do Dão; Caminhos de Fátima; Instituto Jesus Maria José; Tomada de Posse.

Os elementos da Comissão Episcopal dos Leigos e da Família reuniram, em Fátima, na manhã do dia 19 de Setembro. D. Ilídio Leandro, Vogal da mesma, esteve presente. Entre os assuntos da agenda, esteve a avaliação da última Jornada Mundial da Juventude, realizada em Cracóvia, na Polónia. A Comissão preparou também a sua participação na reunião alargada, que iria ter lugar durante a tarde desse dia.

Também a Comissão Episcopal dos Leigos e da Família reuniu com os assistentes da Pastoral Familiar, em Fátima, na tarde do dia 19 de setembro, em que estiveram presentes todos os assistentes diocesanos, exceptuando o da diocese de Beja. De Viseu, esteve presente o Cón. Miguel de Abreu, Vigário Episcopal da Pastoral Social e da Família, fazendo-se uma reflexão partilhada sobre a situação nas diversas dioceses. Preparou-se o encontro a ter lugar nos próximos dias 21-23 de Outubro.

Como é habitual, D. Ilídio presidiu à Festa de S. Mateus na Igreja da paróquia de S. José. S. Mateus é Padroeiro da Feira que tem o seu nome e do concelho de Viseu. O mordomo é, anualmente, o Presidente da Câmara Municipal que estava ali com o Vice-Presidente e todos os Vereadores. Assinalando também o Feriado Municipal, seguiu-se uma sessão solene no Teatro Viriato onde foram condecoradas diversas personalidades do concelho que, em alguma área, se distinguiram. D. Ilídio também esteve presente nesta sessão.

O Arciprestado da Beira Alta, constituído pelos anteriores – Beira Alta, Fornos de Algodres, Nelas e Penalva do Castelo – reuniu na manhã do dia 22, nas instalações da Paróquia de Mangualde. Orientou a reunião o Arcipreste – Pe. Nuno Azevedo. D. Ilídio esteve presente, com o Vigário-Geral, Pe. Armando Esteves.

Também os Padres que constituem o Arciprestado do Dão (concelhos de Aguiar da Beira e Sátão) reuniram na Casa Paroquial de Sátão, na manhã do dia 23 de Setembro. Orientou a reunião o arcipreste – Pe. José Cardoso de Almeida. D. Ilídio também acompanhou o desenrolar dos trabalhos.

Em ordem a classificar e organizar os caminhos de Fátima que passam por Viseu, estiveram com D. Ilídio, na Casa Episcopal, o Deputado do Parlamento Europeu – Dr. Fernando de Carvalho Ruas – com o Dr. Américo Nunes. Tratou-se de uma conversa preliminar a outras tomadas de posição mais alargadas.

D. Ilídio presidiu à solene Eucaristia na Capela do Instituto Jesus Maria José, em Jugueiros, na inauguração de um Lar residencial. As instalações deste Lar têm, também, uma Capela nova que foi benzida e teve a sagração solene do seu Altar. Presentes as mais diversas individualidades da cidade. Esteve também presente, tendo vindo expressamente do Brasil para este acontecimento, a Superiora Geral do Instituto -Irmã Leonir Tomazi.

Na manhã de Domingo, 25 de Setembro, D. Ilídio presidiu à Eucaristia na Igreja Matriz das paróquias de Quintela de Azurara e de Chãs de Tavares, assinalando a Tomada de Posse dos novos Párocos – Pe. António Gonçalves da Cunha, Pe. Carlos Manuel Monge e Pe. Miguel de Abreu. O Pe. Miguel de Abreu – Vigário Episcopal da Pastoral Social e Pastoral Familiar – assume a coordenação desta Unidade Pastoral de que fazem parte, para além destas duas, as paróquias de Abrunhosa-A-Velha, Cunha Alta, Freixiosa, S. João da Fresta, Travanca de Tavares e Várzea de Tavares.

G.I.