Por vontade expressa do seu Bispo, a diocese de Viseu irá rezar, em Fátima, colocando no regaço da Mãe da Igreja, a vontade de renovação expressa nas Propostas Sinodais, verdadeiro Programa para os próximos dez anos, a concretizar num Plano Pastoral anual.

Os preparativos para a peregrinação de 5 de Outubro estão a ficar concluídos, pois a data está próxima.

Para além dos contactos formais com o Santuário de Fátima, foi editado um Guião, para que cada peregrino possa participar tranquilamente em todos os momentos, sentindo-se integrado, fazendo parte do todo.

Iniciando-se com a Procissão, às 10:30 horas, entre a Capelinha das Aparições e a Igreja da Santíssima Trindade, a Peregrinação onde será celebrada a Eucaristia, haverá também a oração do Terço.

D. Ilídio presidirá à Peregrinação, concelebrando com os Párocos, que acompanharão as suas comunidades cristãs.

A animação litúrgica, para além do ensaio dos cânticos que constam do Guião e que deverá ser feito em cada paróquia, haverá um Grupo Coral devidamente preparado para garantir um bom suporte ao canto litúrgico, sendo acompanhado a órgão.

Os Vigários para a Pastoral e para a Liturgia têm providenciado esses preparativos e espera-se que esta Peregrinação Diocesana seja um momento marcante na vida da Diocese e no arranque deste Ano Pastoral, podendo ultrapassar os sete mil participantes.

D. Ilídio considera que, deste modo, a Diocese está a retribuir a visita que a Virgem de Fátima fez, na sua imagem peregrina, à Diocese de Viseu, no ano passado, como às restantes dioceses de Portugal.

A Ecclesia acaba de editar uma revista dedicada à Visita da Imagem Peregrina às Dioceses de Portugal, revista que é de distribuição gratuita, pois foi patrocinada pelo Santuário de Fátima e pela Irmandade dos Clérigos do Porto. Pelo menos um exemplar chegará a cada Paróquia, para memória impressa de um momento inesquecível.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Fátima, Igreja