Cuidados continuados integrados, envelhecimento ativo e saúde mental em debate.
A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) promove esta sexta-feira um encontro sobre saúde a partir das 09h30 no Conservatório de Música de Coimbra, que termina com a Festa da Solidariedade 2016 e consequente mostra de trabalho social.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a CNIS explica que no encontro nacional ‘IPSS Promotoras de Saúde – Uma influência positiva nos determinantes da saúde’ vão debater os cuidados continuados integrados, às 10h45, o envelhecimento ativo às 14h30 e saúde mental e solidariedade a partir das 15h30.
Os “três grandes” temas vão ser apresentados por “reconhecidos especialistas” e com a participação das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) sobre as “boas práticas que aplicam” em cada área.
O encontro nacional de saúde da CNIS começa às 09h30, no Conservatório de Música de Coimbra, e encerra com uma alocução da secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, às 17h30.
A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade destaca também a 10.ª edição da Festa da Solidariedade entre as 16h00 e as 21h00.
O encontro vai destacar o quadro de “valores comuns e transversais” das Instituições Particulares de Solidariedade Social na sociedade, como: “Proximidade; gratuitidade; subsidiariedade; caridade; lealdade e capilaridade.”
Segundo o programa pelas 18h00 os participantes da festa vão receber a ‘Chama da Solidariedade’ na Praça Velha (Praça do Comércio).
A CNIS informa que é uma oportunidade para ver o trabalho “solidário, cultural e recreativo” das IPSS do Distrito de Coimbra e do resto do país num momento de “partilha e envolvimento” da população local com o movimento social solidário.
O comunicado destaca que para além do presidente da CNIS, o padre Lino Maia, também vão estar presentes no encerramento da Festa da Solidariedade o vice-presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, o presidente do Município de Coimbra, Manuel Machado, e o presidente da União das IPSS do Distrito de Coimbra, Horácio Santiago.
G.I./Ecclesia:CB/OC