Curso de Formação para Bispos; Porta Santa em Vouzela.

Na passada semana, D. Ilídio participou, em Roma, num Curso de Formação para Bispos sobre o novo processo matrimonial, conhecido como “Processo mais breve” nos Tribunais Eclesiásticos. O curso decorreu no Tribunal Apostólico da Rota Romana e teve a orientá-lo bispos e cardeais especializados nas diferentes vertentes de análise dos processos de verificação da validade/nulidade do matrimónio.

Teve como temas de fundo a Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” e os 2 “Motu Proprio” “Mitis Iudex Dominus Iesus” e “Mitis et Misericors Iesus”, documentos do Papa Francisco voltados para o cuidado pastoral que merecem todas as famílias, mesmo e sobretudo aquelas que vivem o drama de um casamento fracassado.

O Papa esteve com os participantes, na tarde de Sexta-feira, dia 18, e, no discurso que fez, vincou a ideia de que a Igreja «incarna-se nos acontecimentos tristes e sofridos das pessoas, curva-se sobre os pobres e sobre quantos estão longe da comunidade eclesial ou se consideram fora dela por causa do seu falhanço familiar».

O Papa realçou também que «é preciso eliminar com decisão todo o impedimento de carácter mundano que torna difícil a um largo número de fiéis o acesso aos tribunais eclesiásticos», porque «questões de género económico e organizativo não podem constituir um obstáculo para a verificação canónica sobre a validade de um matrimónio».

«Confiai na assistência indefetível do Espírito Santo, que conduz invisivelmente mas realmente a Igreja. Oremos-lhe para que vos ajude e também o sucessor de Pedro a responder, com disponibilidade e humildade, ao grito de muitos nossos irmãos e irmãs que precisam de fazer verdade sobre o seu Matrimónio e sobre o caminho da sua vida», concluiu o Papa Francisco.

D. Ilídio presidiu à Eucaristia na Senhora do Castelo, em Vouzela, na tarde de Domingo, dia 20 de Novembro. A comunidade cristã de Arciprestado de Lafões fora convocada e ali se reuniu para o Encerramento da Porta Santa ali aberta, neste Ano Santo dedicado à Misericórdia Divina, ligar de peregrinação para os que, vivendo no Arciprestado de Lafões, ali quisessem obter a indulgência associada ao Ano Santo da Misericórdia. Estavam quase todos os párocos do Arciprestado, nomeadamente, o Arcipreste – Pe. Mário Lopes Dias – e o Pároco de Vouzela – Pe. Ricardo Alexandre. A Capela – Santuário de Nossa Senhora do Castelo – encheu-se por completo, ficando muita gente no exterior, apesar da chuva que caiu durante quase toda a celebração.

Também nos restantes Arciprestados houve momentos celebrativos de encerramento da Porta Santa, que aí havia sido aberta, em Santuários Marianos, tornando próxima a oportunidade de viver a experiência de se sentir amado e acolhido pela misericórdia de Deus. A Porta Santa da Catedral foi encerrada na tarde do sábado passado, antecedendo o encerramento da Porta Santa da Catedral de S. Pedro, em Roma.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa, Viseu