No passado sábado, 26 de novembro, a Santa Casa da Misericórdia de Viseu (SCMV) acolheu, no seu salão nobre (largo Major Teles), a Exposição evocativa dos 40 anos da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), em dois espaços: a “memória” do Congresso de 1976 na sua sede e as quatro décadas da União das Misericórdias Portuguesas, no Museu Tesouro da Misericórdia.

A UMP nasceu em 1976, fruto do sonho do sacerdote Virgílio Lopes que à época era o provedor da Misericórdia de Viseu. O nascimento da UMP foi promovido no decurso do 5.º Congresso das Misericórdias que reuniu em Viseu, entre 26 e 28 de novembro, provedores de várias Santas Casas nacionais, bem como mesários e amigos das Misericórdias que analisaram as diversas questões com elas relacionadas num tempo histórico complexo, como foi o período pós-25 de abril de 1974.

A sessão de abertura teve início às 10 horas e contou com intervenções de Adelino Almeida Costa, provedor da Misericórdia de Viseu, do bispo da diocese, D. Ilídio Pinto Leandro, do presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, e do presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos.

No período de comunicações, juntou o padre Vítor Melícias, antigo presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Paulo Bruno Alves, investigador do Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), e Pedro Mota Soares, antigo ministro da Solidariedade, Trabalho e da Segurança Social. Seguiu-se a inauguração e visita às exposições evocativas do Congresso de 1976 e do 40.º aniversário da UMP, no Museu Tesouro da Misericórdia, anexo à sua Igreja.

No seguimento destas comemorações, a RTP transmitiu em direto, no Domingo, dia 27, a eucaristia evocativa dos 500 anos da Misericórdia de Viseu e dos 40 anos da UMP, presidida por D. Ilídio Leandro, na Igreja da Misericórdia.

G.I./J.B.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu