Decorreu hoje, em Fátima, entre as 10:00 e as 18:00 horas mais uma Jornada Pastoral dos Diáconos de Portugal.

Quase uma centena de diáconos, a maioria acompanhados de suas esposas e dos animadores diocesanos do diaconado, participaram na Jornada Pastoral dos Diáconos Permanentes promovida pela Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

A Jornada decorreu na Casa de Nossa Senhora do Carmo, tendo D. José Cordeiro, membro da Comissão, assumido a dinamização da mesma, pronunciando duas conferências dedicadas ao “Diaconado e Liturgia”.

Realçando a importância da liturgia, “Igreja em oração”, D. José Cordeiro demonstrou a necessidade de se “partir do mistério para o ministério”, pois “Jesus Cristo é o primeiro diácono – a Igreja é serviço, diaconia”.

Partindo do Ritual da Ordenação esclareceu que os três graus do Sacramento da Ordem não correspondem a nenhum “cursus honorum”, em que quem é ordenado vai “subindo”. O Sacramento da Ordem “é graça que vem de cima para baixo” sobre os que se dispõem a servir as necessidades da Igreja. Porque “Deus não nos pede sucessos, nem êxitos; pede-nos que sejamos fiéis”, lembrou D. José Cordeiro, citando Santa Teresa de Calcutá.

Reflectindo sobre a celebração da Eucaristia, D. José Cordeiro esclareceu que “o Santíssimo Sacramento” não é “apenas” o que se guarda no sacrário; a celebração da Eucaristia é “o Santíssimo Sacramento”. Referindo-se à importância do canto na Eucaristia, esclareceu que não se canta “na missa”, canta-se “a missa”.

No tempo dedicado ao diálogo/debate, houve oportunidade para os diáconos colocarem questões práticas do exercício do diaconado, a que o orador respondeu com mestria fundamentada nos documentos que o Concílio Vaticano II, o Magistério Papal e as Conferências Episcopais têm produzido e que também se reflectem no próprio Direito Canónico.

Na homilia da Eucaristia, com que a Jornada encerrou, a figura de Maria foi também apresentada aos diáconos como “modelo inspirador”, tanto para eles como para as suas esposas, para “construírem sobre a rocha” o exercício do seu ministério.

Além de D. José Cordeiro, também D. Manuel Felício e o Cón. Emanuel Matos Silva, da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios quiseram marcar presença, realçando a importância da Jornada Pastoral dos Diáconos de Portugal, que foram convidados a participar também nas Jornadas Nacionais de Liturgia, grande oportunidade de formação permanente, sempre necessária.

Da nossa diocese, participaram três diáconos, com as esposas, e acompanhados pelo animador dos diáconos permanentes, Cón. António Jorge.

G.I.

CategoryDiocese, Fátima