Bartolomeu I está de visita a Itália por ocasião da festa de São Nicolau.

O patriarca ecuménico de Constantinopla destacou hoje na cidade italiana de Bari a necessidade dos cristãos e de todas as religiões trabalharem em conjunto para erradicarem todo o tipo de “fundamentalismos” da sociedade.

Na sua intervenção, publicada pela Rádio Vaticano, Bartolomeu I (Igreja Ortodoxa) defendeu a importância de “recriar a estima recíproca entre os povos, superando desconfianças, violência, massacres e genocídios”.

Aquele responsável referiu-se particularmente à questão das migrações e dos refugiados, pedindo maior “justiça social e justiça entre as nações”, para que a vida humana se sobreponha aos interesses da economia mundial e da globalização desenfreada”.

O Mar Mediterrâneo, antes polo de “encontro e da cultura, da convivência entre religiões e povos” é hoje palco de uma “onda” dramática de pessoas “que fogem da guerra, do fundamentalismo religioso, que apareceu no Médio Oriente favorecido pela

ganância de poucos em detrimento de muitos, por tiranias que tornam a vida impossível e pela falta dos bens elementares de sobrevivência”, disse Bartolomeu I.

“Como é que os cristãos das várias Igrejas poderão alimentar os princípios do diálogo, do amor e da paz num mundo abalado e diante de um mar que se tornou a tumba de muitos irmãos e irmãs que sonham com uma vida melhor?”, questionou o patriarca ecuménico.

A visita de Bartolomeu I a Bari está inserida na Festa de São Nicolau que vai ser assinalada esta terça-feira.

O patriarca ecuménico de Constantinopla foi recebido por D. Brian Farrell, secretário do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que destacou o momento como “parte de um longo processo de diálogo e estima recíproca entre os líderes das duas Igrejas”.

G.I./Ecclesia:JCP

CategoryEcumenismo, Igreja, Papa