Iniciativa da Academia Pontifícia das Ciências pretende alertar para um drama que atinge 125 milhões de pessoas em todo o mundo.

O Vaticano vai acolher entre os dias 9 e 10 de dezembro cerca de 80 autarcas de todo o mundo para um encontro internacional que pretende alertar para a situação dos mais de 125 milhões de refugiados no mundo.

De acordo com o serviço informativo da Santa Sé, a iniciativa conta com a organização da Academia Pontifícia das Ciências Sociais e vai reunir nos Jardins do Vaticano presidentes de câmara de algumas das cidades que mais acolhem refugiados atualmente, como Roma, Milão e Lampedusa.

Subordinado ao tema “Europa: Os refugiados são nossos irmãos”, o evento quer “atrair a atenção internacional sobre a ameaça à estabilidade mundial” que representa o “número crescente de refugiados no planeta”.

“Durante o evento, serão apresentadas e avaliadas propostas que, em seu conjunto, apostam na redução dos riscos de uma espiral de reações catastróficas a curto prazo e, também, ampliam e consolidam os benefícios de reformas a longo prazo”, pode ler-se.

A ideia é também sublinhar a importância de “passar de uma estratégia baseada na defesa e na guerra a uma estratégia mais focalizada no desenvolvimento sustentável e global, especialmente no caso dos países desenvolvidos”.

“Construir mais muros e barreiras não poderá deter milhões de migrantes em fuga da violência, da exclusão, da pobreza extrema, da fome, da sede, das doenças, da seca, de inundações e outros males. Apenas uma cooperação internacional tendo em vista a conquista da justiça social poderá ser a solução”, refere a convocatória deste encontro.

A organização desafia ainda os responsáveis autárquicos a fazerem tudo o que estiver ao seu alcance para acolherem quem mais precisa e regularizarem a situação dos migrantes e refugiados que já têm no seu meio.

E que façam “ouvir a sua voz”, no sentido de “construírem pontes, não muros”, sustenta a Academia Pontifícia das Ciências Sociais.

Este encontro internacional vai incluir uma audiência com o Papa Francisco, na tarde de sexta-feira, dia 9 de dezembro.

G.I./Ecclesia:JCP

CategoryIgreja, Papa