Os diáconos permanentes e suas esposas tiveram hoje a sua recolecção de Advento, orientada pelo Vigário para o Clero, Cón. António Jorge.

Realizou-se no Seminário Maior, com dois momentos de reflexão/meditação. Um primeiro momento foi dedicado a “o caminho aberto por Jesus”, segundo Mateus, em que foram apresentadas oito “chaves de leitura” do Evangelho segundo S. Mateus, que nos guiará ao longo deste Ano Litúrgico.

No segundo momento, depois do almoço, foi apresentado o “dialogos” de Maria, mostrando o caminho de conversão, que o Advento nos propõe.Três propostas de “mudança”: a compaixão tem que ser o princípio do agir; a dignidade dos últimos deve ser a primeira meta; há que estimular um processo de cura que liberte a humanidade do que a destrói e degrada.

Porque “nunca é tarde” para retomar o diálogo com Deus, perdido em Adão, seguir os passos de Jesus, como discípulos que seguem o Mestre, é garantia de descoberta do Reino, o “dia definitivo” da história da salvação.

D. Ilídio Leandro esteve com os diáconos, no final da manhã, falando do “advento pós-Natal”, convidando a alegrarmo-nos com o “já” – o Reino de Deus está entre nós –  tentando construir o que “ainda não” – os valores do Reino que ainda não estão enraizados no agir de cada um.

No final da sua reflexão, foi rezada a Hora Intermédia, seguindo-se o almoço.

Após a reflexão da tarde, houve um tempo de adoração, diante do Santíssimo exposto, proporcionando a oportunidade de celebrar o sacramento da Reconciliação.

A recolecção terminou com a bênção do Santíssimo.

G.I.